A D-Link, fornecedor de soluções de rede e comunicações para utilizadores finais e empresas, acaba de apresentar o wireless switch DWS-3024L, um novo modelo Gigabit Ethernet de 24 portas que incorpora tecnologia Power over Ethernet 802.2af em cada porta e suporte de alimentação redundante para alimentar até 24 pontos de acesso wireless, permitindo tanto ligações directas como indirectas.
Com uma capacidade de comutação de 48 Gpbs, o novo membro da família DWS-3000 permite a ligação por cabo ou wireless, a partir de qualquer entrada e inclui quatro portas combo SPF adicionais para ligações de fibra. Entre as suas funções principais, destaca-se a gestão centralizada da rede wireless e das suas avançadas políticas de segurança, assim como o controlo unificado de todos os pontos de acesso ligados à rede.
Esta nova solução wireless switch da D-Link oferece uma gestão centralizada, já que permite gerir os pontos de acesso a partir do switch, com prestações como o ajuste automático de canais e potência de transmissão face a eventuais falhas de um determinado ponto de acesso, ou ao roaming L2/L3de alta velocidade, sem cortes a nível de mobilidade, o qual converte esta solução numa plataforma idónea para aplicações de frequência IP.
Mesmo assim, permite a prioritização de pacotes de dados sensíveis a atrasos, o que o torna especialmente indicado para aplicações de VoIP que exigem maior largura de banda. Com este equipamento, pode obter-se uma solução escalável e converter gradualmente a rede WLAN existente num ambiente unificado e gerido de forma centralizada já que, à medida que a rede wireless aumenta em dimensão, os pontos de acesso desta solução (DWL-3500AP e DWL-8500AP) podem passar a funcionar “stand-alone”, de forma simples, em dispositivos geríveis de forma centralizada, sem custos adicionais derivados de substituições ou remodelações.
Além disso, a gestão da segurança dos pontos de acesso poderá realizar-se a partir do DWS-3024L. Os utilizadores poderão, mesmo assim, equilibrar os níveis de acesso geridos a partir do switch, assim como a actualizar o firmware aos pontos de acesso, com a possibilidade de aceder a relatórios e estatísticas pormenorizadas do estado da rede WLAN.