A Videoacústica reuniu, no passado dia 16 de Outubro, cerca de três dezenas dos seus principais parceiros comerciais para apresentar as novidades para 2009 das marcas DENON e KEF.
O evento, que se realizou no Hotel Estoril Palácio, contou com a presença de Christina Janning, Regional Account Manager, Export Division, e Roland Krüger, gestor de produto, por parte da DENON Europa; e de Andrew Samalionis, Business Developent Manager da KEF, que se deslocaram a Portugal especialmente para o efeito.
Perante uma sala cheia de representantes comerciais provenientes de todo o país, quer do chamado “comércio tradicional”, quer dos grandes grupos de retalho, o evento decorreu ao longo de todo o dia, tendo a parte da manhã sido reservada para a apresentação da DENON, com a tarde por conta da KEF.
Roland Krügerexplicou à plateia as vantagens tecnológicas dos produtos da DENON, designadamente ao nível da sua filosofia de concepção, com equipamentos que, em todas as gamas de preço, são sempre desenhados a pensar na melhor qualidade de reprodução de som e de imagem. Os maiores destaques foram para a nova gama de leitores Blu-ray de gama alta, designadamente o original DVD2500BT, único no género, pois trata-se do primeiro leitor Blu-ray 100 por cento digital, sem qualquer conversão analógica interna, especialmente pensado para ser ligado a receptores A/V que possuam já suporte para os novos formatos de áudio digital de alta definição, como é o caso da maioria dos produtos da gama DENON AVR.
Destaque também para a nova gama de auscultadores da DENON, campo onde a marca pretende trazer o seu enorme know-how de reprodução sonora e onde oferece agora mais produtos, desde os pequenos e acessíveis modelos “in-ear”, para substituir os auscultadores dos leitores de áudio portáteis, até sofisticados auscultadores de alta-fidelidade cujo preço pode ultrapassar os mil euros.
Da parte da tarde, foi a vez de Andrew Samalionis apresentar os novos produtos do especialista britânico KEF. Para a marca britânica, 2007 e 2008 têm sido marcados por muitas novidades, especialmente na gama alta, com a nova série Reference, as Muon, que a Videoacústica trouxe pela primeira vez ao AudioShow 2008, e, mais recentemente, a série XQ, galardoada com um prémio EISA 2008-2009 para as melhores colunas do ano.
Contudo, neste final de ano, a estrela é a renovada gama iQ, a qual representa cerca de dois terços das vendas da KEF em todo o mundo. Andrew Samalionis explicou quais as alterações que os engenheiros da marca fizeram nos novos modelos, agora numa gama mais coesa e simplificada, designadamente ao incorporarem tecnologias estreadas nos produtos de gama alta da marca, mas mantendo o preço face aos modelos anteriores.
O melhor surgiria no final, com a apresentação de uma gama completamente nova, a KEF C Series, a qual passa a constituir a gama de entrada da marca e na qual a Videoacústica aposta fortemente para o mercado português. Esta nova gama de colunas é a prova de que só a KEF consegue trazer alta qualidade de construção e de reprodução sonora a preços até agora impensáveis, com os modelos mais acessíveis a custarem apenas 129 euros o par.