Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Meses de Verão registam 96,03% de SPAM em correio electrónico
2008-10-17

De acordo com este relatório dos meses de Julho e Agosto relativo à origem do spam enviado para Portugal da AnubisNetworks, a percentagem de spam enviado para Portugal durante o mês de Julho registou 94,73 por cento, aumentando, no mês de Agosto, para 97,33 por cento.

O país de onde é proveniente a maior percentagem de spam enviado para Portugal são os Estados Unidos. No entanto, de Julho para Agosto, verificou-se um aumento algo acentuado de spam enviado dos EUA para Portugal, passando de 11,49 para 16,07 por cento do total. A segunda posição neste top é partilhada pela Turquia e pela Rússia, sendo que, no mês de Julho, a Turquia apresenta 6,57 por cento, passando para a terceira posição em Agosto, com 5,64 por cento, enquanto que a Rússia passa de 6,23 para 7,26 por cento no mesmo período.

A meio da tabela encontram-se Brasil, China, Reino Unido, Colômbia, Argentina e Coreia do Sul, com valores entre os 2,63 e 5,68 por cento e os 2,64 e 4,74 por cento, em Julho e Agosto, respectivamente. As menores percentagens provêm de Portugal, com 2,57 por cento em Julho, e de Espanha, com 2,39 por cento em Agosto.

Quanto à evolução do spam ao longo do mês, a tendência foi para um equilíbrio geral durante os meses de Verão, variando entre 92,47 por cento registado a 29 de Julho, e 99,37 por cento a 24 de Agosto, confirmando uma subida acentuada do mês de Julho para Agosto. Aos fins-de-semana existe uma diminuição de tráfego legítimo, provocando consequentemente um aumento dos valores percentuais de mensagens de spam durante estes períodos.

No que diz respeito ao número total de mensagens de correio electrónico, o spam representou em Julho 94,54 por cento desse número, sendo que 5,26 por cento correspondem a e-mail legítimo, e 97,33 por cento em Agosto com uma percentagem de apenas 2,67 por cento destinada ao e-mail legítimo. Os vírus são responsáveis por apenas 0,20 por cento do número de total de mensagens em Julho, enquanto que Agosto não registou qualquer percentagem de vírus no total do tráfego de correio electrónico.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos