A bordo do Lisboa Vista Tejo, a Kaspersky apresentou hoje, dia 18 de Setembro, as novas versões de produtos de segurança para utilizadores particulares, o Kaspersky Anti-Vírus e o Kaspersky Internet Security, dando a conhecer um novo conceito de segurança informática presente nos novos KAV e KIS 2009. Esta apresentação contou com a presença de Ovanes Mikhailov, director geral da Kaspersky Lab Ibéria, Ricardo Hernández, director técnico da Kaspersky Lab Ibéria, e Alfonso Ramírez, director de Retail da Kaspersky Lab Ibéria.
De acordo com as previsões dos peritos da Kaspersky Lab, o número de novos programas nocivos vai este ano multiplicar-se por dez, ultrapassando os dez milhões. Como tal, os novos produtos e soluções da Kaspersky Lab focalizam-se agora num conceito de protecção, onde a prevenção e a tecnologia avançada constituem os pilares fundamentais da segurança TI.
Para a criação dos novos Kaspersky Internet Security 2009 e Kaspersky Anti-Vírus 2009, foi desenvolvido um novo motor anti-vírus ainda mais potente para a detecção de programas nocivos. Com efeito, graças à optimização no processamento de objectos e dos recursos do PC, o novo motor garante uma velocidade de análise do sistema muito superior ao conseguido em versões anteriores, sobretudo nas plataformas de dois ou quatro processadores. Além disso, de acordo com a insígnia, a excepcional arquitectura de software assegura uma velocidade de funcionamento muito elevada e um consumo mínimo dos recursos do sistema.
Os Kaspersky 2009 também incluem um módulo de filtragem das actividades das aplicações que utiliza a tecnologia HIPS (Host-Based Intrusion Prevention System) juntamente com um módulo de protecção pró-activa e um firewall integrado. Tudo isto permite bloquear as novas variantes de programas nocivos, inclusive antes mesmo dos analistas registarem as suas identikits nas bases de dados anti-vírus. Ao mesmo tempo, uma lista branca de aplicações de confiança permite minimizar as intervenções do utilizador para distinguir as acções que representam ameaças das restantes.
Todas as aplicações desconhecidas são submetidas a uma análise e, após considerados diversos factores, é-lhes atribuído um determinado índice de perigosidade. De acordo com este indicador, limita-se o seu acesso aos recursos do sistema operativo e de rede, a dados confidenciais, a privilégios do sistema e a dispositivos. Como resultado, as aplicações nocivas não podem executar as suas acções, evitando-se assim uma possível infecção.
As ferramentas de análise de segurança e configuração do browser, outra das novidades da nova versão 2009 da Kaspersky Lab, encontram as vulnerabilidades do sistema operativo e das aplicações instaladas e propõem uma forma das ultrapassar, aumentando assim o nível de segurança do sistema protegido e reduzindo substancialmente a probabilidade dos programas nocivos lá entrarem.
Além disso, foi ampliado e aperfeiçoado o conjunto de ferramentas de protecção dos dados confidenciais do utilizador. Por exemplo, os produtos da nova versão 2009 restringem o acesso do utilizador aos sites de phishing conhecidos e bloqueiam os programas spyware destinados ao roubo de passwords e códigos de acesso. No Kaspersky Internet Security 2009, foi implementado um teclado virtual que permite ao utilizador escrever os seus dados de acesso e passwords sem perigo. A nova suite de segurança previne, ainda, o roubo de dados transmitidos através de ligações seguras e elimina todos os registos das actividades do utilizador na Internet.
Também foi alterada a interface dos produtos, que passa agora a ser muito mais intuitiva, tanto para os utilizadores inexperientes como para os mais avançados. Nos novos produtos existe um modo automático de funcionamento das aplicações, que toma por si mesmo as melhores decisões. Além disso, a informação sobre o estado da protecção e das acções necessárias é agora mais ilustrativa e acessível. O firewall, a análise heurística, o módulo de controlo parental e o filtro antispam também foram melhorados na versão 2009.
O Kaspersky Anti-Vírus 2009 e o Kaspersky Internet Security 2009 foram desenvolvidos tendo em conta as exigências do sistema operativo Windows Vista, o que garante a sua compatibilidade com as versões de 32 e 64 bits do sistema.