Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB




Sony apresenta a campanha de Natal 2008 num dos seus momentos mais positivos em termos de inovação
2008-09-10

O LCD mais fino do mundo, o primeiro ecrã OLED na Europa, um novo conceito de entretenimento com o Rolly, o 10.º aniversário dos Vaio e a câmara DSRL com 24 megapixels. Estas são apenas algumas das novidades que a Sony mostrou esta tarde à imprensa, depois de as ter já revelado na reunião com os agentes, que decorreu ontem e hoje, dias 9 e 10 de Setembro, no Museu do Oriente.

Num espaço totalmente renovado, que reúne um grande acervo histórico da cultura asiática, e que a Sony, enquanto marca japonesa, é mecenas, foram apresentadas todas as novidades com que a marca prepara a forte época de vendas que é o final do ano e que, segundo Luís Ferreira, director de Marketing da área de consumo da empresa, espelham "um momento muito positivo na organização, em termos de produtos, tecnologias e conceitos, que vão ao encontro das necessidades dos consumidores".

Estreias mundiais na área de televisão

Começando pela área de televisão, nos próximos meses, a Sony irá iniciar a comercialização na Europa de uma nova gama de LCD's com novas tecnologias. A Europa é um mercado-chave para os produtos BRAVIA, pelo que a Sony está empenhada em estabelecer a gama BRAVIA como a primeira marca de televisores LCD. A grande novidade é, sem sombra de dúvidas, o lançamento do televisor LCD mais fino do mundo, o novo BRAVIA ZX1. Um modelo de 40 polegadas, com menos de um centímetro de profundidade, sem cabos de sinal associados. Tão fino como uma caixa de CD, o ecrã Full HD do ZX1 é uma estreia mundial nos televisores LCD e foi realizado usando elementos LED montados lateralmente para iluminar o ecrã, em vez da habitual matriz de retroiluminação. Quer colocado na parede quer num móvel, o BRAVIA ZX1 não é prejudicado pelos cabos de outros dispositivos, graças à tecnologia BRAVIA 1080 Wireless. A partir do Media Receiver, que contém o sintonizador MPEG4 AVC HD2, preparado para TDT, através de uma conexão sem fios muito rápida, é transmitido ao ZX1 um sinal de alta definição em tempo real. O telecomando por radiofrequência foi projectado para poder controlar o equipamento a partir de qualquer ponto da sala.

Falando ainda de estreias, a Sony coloca à disposição dos consumidores europeus, já em Outubro, a tecnologia de 200 hertz num LCD. Nos novos BRAVIA Z4500, utilizando algoritmos sofisticados, o sistema Motionflow 200 Hz calcula três fotogramas adicionais a cada imagem original, aumentando o índice de refrescamento de imagens para 200 imagens por segundo. O resultado é a reprodução de movimentos mais clara e mais uniforme, sem o tradicional efeito de arrastamento. Uma tecnologia complementar de melhoramento da imagem, denominada IB Image Blur Reduction, aumenta a nitidez de cada imagem, melhorando o original fotograma a fotograma, antes de realizar o seu processamento no Motionflow 200 Hz.

Mas as novidades mundiais não se ficam por aqui. Com o novo ano, em Janeiro de 2009 chega o primeiro televisor OLED a ser lançado na Europa, o XEL-1. Com muito baixo consumo energético, o ecrã OLED de 11 polegadas consegue um contraste de 1.000.000:1 e pode ser observado praticamente de qualquer ângulo, sem perder a definição. Tem um tempo de resposta de microssegundos, ou seja, mil vezes mais rápido do que os televisores LCD, de forma que a reprodução dos movimentos é muito suave. A inexistência da retroiluminação permite que o ecrã seja muito fino, de apenas três milímetros, o que permite uma abordagem radicalmente diferente ao design dos televisores.

Maior interactividade no formato Blu-ray

Mas não é só de televisão que se fazem as novidades da Sony. Num mercado que, segundo João Fernandes, gestor de produto da área de Hi-Fi, Vídeo e Blu-ray da Sony Portugal, avança com grande rapidez e procura a alta definição, a Sony lança dois novos modelos de Blu-ray, para responder às solicitações do mercado de produtos que permitam reproduzir imagem em alta definição, mas que deixem de ser estáticos. A resposta da marca japonesa passa por dois modelos que permitem o acesso à Internet e uma maior interactividade com o utilizador, graças ao site BD Live para descarga de conteúdosonline específicos do estúdio e não incluídos no disco, como, por exemplo, blogs, entrevistas, concursos e conteúdos especiais de valor acrescentado.

Ambos os leitores, BDP-S350 e BDP-S550, podem reproduzir exactamente as 24 imagens por segundo do original cinematográfico, sem as inexactidões forçadas pela conversão padrão para DVD. Para além da função 24p True Cinema, oferecem áudio de qualidade excepcional. O BDP-S550 tem mesmo suporte para DTS-HD Master Audio Decoder e saída de áudio analógico de 7.1 canais, o que significa que pode ser conectado directamente a um receptor de cinema em casa mais antigo, sem HDMI, e beneficiar da melhor experiência de imagem e som. A Sony não esqueceu també os consumidores com uma ampla colecção de DVD's, pelo que os novos modelos oferecem igualmente a função Precision Cinema HD Upscale, que permite aumentar a resolução dos discos DVD padrão (480i) para 1080p.

"WALKMAN está bem e recomenda-se"

Na área de áudio digital, a sub-marca WALKMAN "está bem e recomenda-se", na opinião de Filipe Cardoso, gestor de produto de áudio portátil. A Sony enfrenta a forte época de vendas que se avizinha com novas gamas de produto, incluindo uma série de entrada marcada pelas cores, escolhidas de acordo com os outros produtos do line-up da empresa, como as Cyber-shot e os Vaio, e uma gama de MP4 recheada de tecnologia a preços competitivos.

A "estrela" da companhia é, contudo, o Rolly, um novo conceito de entretenimento que está a gerar o furor entre os entusiastas pela tecnologia. Apesar de ainda não ter sido lançado (a chegada à Europa está prevista para o Outubro), o Rolly já tem mais de quatro milhões de referências no Google. Trata-se de um leitor de entretenimento musical do tamanho da palma da mão, um exclusivo da Sony, que gira e dança ao ritmo da música. O movimento é realizado por seis partes móveis compostas por rodas, braços e ombros que funcionam em uníssono com dois anéis de luz capazes de emitir mais de 700 cores diferentes. Um amplificador digital e dois altifalantes estéreo opostos horizontalmente a 180 graus, com imãs de neodímio, permitem aos ouvintes desfrutar da qualidade auditiva em qualquer lugar da sala.

Aposta no segmento DSRL

A Sony reforçou também a sua gama de imagem digital para a campanha de Natal e já neste mês de Setembro começará a chegar às lojas a mais fina das Cyber-shot, a DSC-T77. Com apenas 15 milímetros de espessura, este modelo esconde porém um LCD de três polegadas com touch screen e dez megapixels de resolução.

O segmento HD é igualmente estratégico para a Sony, pelo que a gama de Handycam se vê reforçada com a HDR-CX11E, um modelo que permite gravar alta definição em Memory Stick, beneficiando dos seus dez megapixels de resolução e de algumas tecnologias que, da imagem estática, passam também para o vídeo, como a detecção de face.

A grande novidade nesta área de negócio, contudo, é alpha 900, ontem anunciada, a primeira DSLR do mundo “full-frame”, com 24,6 megapixels, que dá "um sinal claro do investimento da Sony no mercado DSRL", no entender de João Barbosa, gestor de produto de imagem digital.

10 anos de Vaio

E, na altura em que a sub-marca Vaio completa uma década, a Sony quer continuar a marcar a inovação na área dos computadores portáteis, tal como o fez quando, por exemplo, lançou o primeiro notebook com leitor de cartões integrado ou o primeiro portátil com Blu-ray. Neste final do ano, estão disponíveis três séries com interface HDMI, as séries FW, Z e AW, e dois modelos com resolução de 1.920x1.080, o FW217 e o AW11S, um reflexo de como a Sony quer ser sinónimo de Full HD. Por outro lado, e porque o Blu-ray está, de acordo com a marca, a entrar num período de massificação, estão disponíveis três séries com este formato óptico, as séries FW, AW e a nova CS. Os preços são, de facto, competitivos, estando a leitura em Blu-ray acessível desde 899 euros e a gravação desde 1.249 euros.

Os Vaio tornam-se, para além disso, em verdadeiros servidores multimédia graças à Vaio Media Plus, uma função que permite comunicar com outros equipamentos ligados na rede doméstica. E porque portátil significa aceder ao que se quer, quando se quer e como se quer, o 3G passa a estar integrado nos novos modelos, a começar pelo Z11WN, que vem fornecido de origem com um SIM Vodafone, apesar de aceitar outros operadores. A partir agora, basta procurar procurar pela marca everywair, para se ter a certeza que se está perante um modelo com 3G integrado.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos