A Motorola lançou, em Agosto, o novo ROKR E8, um telemóvel que combina modernidade e tecnologia móvel com funcionalidades avançadas que o tornam um dos telemóveis mais modernos e avançados do mercado.
Recorde-se que o novo telemóvel Motorola da gama de música ROKR foi votado pelo público do Consumer Electronic Show, que teve lugar em Las Vegas no início do ano, como o Melhor Produto do evento e ainda arrecadou o galardão de ‘Best in show’, na categoria de telefones e smartphones.
Através da inovadora tecnologia morphing da Motorola, a ModeShift, com apenas um toque, o ROKR E8 transforma-se de telefone para leitor de MP3 ou câmara digital. Quando desligado ou em stand-by a superfície do ROKR E8 é lisa e suave, sem qualquer tecla visível, mas basta ligar o aparelho para fazer aparecer um teclado virtual numérico. Ao pressionar a tecla de música, o teclado numérico desaparece para dar lugar às teclas de controlo do aparelho de música. O mesmo acontece quando é premida a tecla da câmara.
A tecnologia ModeShift vem contrariar o mito de que os telemóveis com funcionalidades musicais são inferiores aos aparelhos áudio. “O ROKR E8 é tanto um MP3 que realiza óptimas chamadas como um telemóvel com extraordinárias capacidades áudio”, garante a Motorola.
O ROKR E8 vem equipado com a tecnologia haptics, que emite uma vibração, garantindo uma resposta tátil sempre que uma tecla é premida, e marca também a “estreia” da nova tecla de navegação FastScroll da Motorola, permitindo explorar milhares de opções e todos os conteúdos armazenados no aparelho apenas com o deslizar dos dedos.
No modo musical, o ROKR E8 oferece uma superior qualidade de som através de uma funcionalidade estéreo tridimensional, podendo ainda a música ser desfrutada por intermédio de um altifalante incorporado, de ascultadores Bluetooth estéreo compatíveis ou de auscultadores com fios ligados a um cabo de 3,5 milímetros. Além disso, possui uma grande capacidade de armazenamento. A memória interna de dois gigabytes permite guardar mais de 1.600 músicas e a memória externa é expansível até aos quatro gigabytes com um cartão microSD opcional. O leitor de MP3, que suporta múltiplos formatos, sincroniza automaticamente listas de reprodução com o Windows Media Player 11 da Microsoft e a entrada micro USB 2.0 High Speed garante a fácil e rápida transferência das músicas, em um segundo. A tecnologia Bluetooth estéreo (A2DP) permite ouvir música com total liberdade porque não é necessário conectar fios entre o telefone e os auscultadores. O ROKR E8 possui ainda rádio integrado FM e suporte para Song ID, uma aplicação que permite obter informações sobre a música que estiver a tocar no ambiente.
No modo de telefone, o ROKR E8 oferece uma excelente qualidade de voz, destacando-se a tecnologia Crystal Talk, que mesmo em ambiente ruidosos permite falar com clareza. É também possível receber chamadas enquanto se ouvem ou descarregam músicas.
A câmara de dois megapixels com zoom digital 8x e função multishot permitem gravar vídeos e tirar fotografias com alta definição. O ecrã em formato widescreen dá uma visão panorâmica das fotografias e vídeos.
A frente polida e brilhante do telemóvel, a suave parte de trás em alumínio e as teclas laterais metálicas garantem mais uma vez o design moderno que caracteriza a Motorola, fazendo do ROKR E8 um telefone apelativo, com uma completa experiência de música móvel.