Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sony apresenta o novo projector BRAVIA VPL-HW10 HD SXRD
2008-09-01

O projector VPL-HW10 BRAVIA da Sony foi desenhado para oferecer o entusiasmo e rapidez HD a uma nova audiência, integrando tecnologias capazes de reproduzir de modo convincente a experiência cinematográfica.

Apresentando um novo e elegante design, triplo painel com tecnologia SXRD da Sony e um processamento de imagem de oito fases, possível através do renovado BRAVIA ENGINE 2, o VPL-HW10 vem totalmente equipado com as funcionalidades necessárias para fazer jus ao Full HD.

Alcançar o detalhe, a clareza e os movimentos naturais do cinema é um desafio superado através da tecnologia SXRD (Silicon X-tal Reflective Display) da Sony. Enquanto a elevada densidade de pixels cria uma imagem excepcionalmente fina em grão, sem qualquer efeito “screen door”, o tempo de resposta super rápido de 2,5 ms permite uma reprodução de movimento natural suave. De modo a assegurar a perfeição da imagem, o VPL-HW10 está também equipado com a função de alinhamento de painel de ecrã completo, permitindo ao utilizador eliminar qualquer margem colorida nos contornos dos objectos.

As imagens Full HD criadas pelo projector são constituídas por milhões de pixels, medindo cada um deles apenas sete µm. Embora o tamanho dos pixels seja a chave para obter imagens surpreendentemente reais, estes requerem lentes de excelência, caso contrário perder-se-á o detalhe. O VPL-HW10 vem equipado com as lentes All Range Crisp Focus (ARC-F), as quais possuem as características necessárias para obter uma resolução e foco superior. As lentes oferecem um zoom manual de 1,6x e ajuste tanto vertical como horizontal, facilitando a instalação do projector no tecto, obtendo uma imagem de qualidade em diversos ambientes.

O exclusivo BRAVIA ENGINE 2 proporciona cores vivas e uma qualidade de imagem excepcional. Cada uma das oito fases de optimização de imagem desempenhadas em tempo real tem uma função específica. Quando juntas, criam uma imagem completamente optimizada, desde a exactidão de contraste à precisão da reprodução de cor.

A função de optimização de contraste Advanced Iris 2 funciona como o olho humano, respondendo de forma dinâmica ao nível de luz em cada cena e seleccionando sempre o melhor contraste. De elevada gama de 30.000:1 (a diferença entre preto e puro branco), a função Advanced Iris salienta o detalhe em sequências mais escuras e previne as sequências bem iluminadas de parecerem esbatidas.

Outro factor que aproxima o VPL-HW10 das características do olho humano é o suporte para x.v.Colour. O x.v.Colour baseia-se no xvYCC, um novo standard internacional para vídeo que define um espaço de cor aproximadamente duas vezes superior do que o existente standard sRGB. Ao oferecer uma paleta de cores muito mais próxima da gama de matizes e gradientes apreendida pelos olhos, o x.v.Colour é, literalmente, o que mais se assemelha à realidade. A função Deep Colour aumenta o número de cores disponíveis no espaço de cores xvYCC de milhões para biliões e impede que o projector se torne obsoleto perante futuros desenvolvimentos da tecnologia de gestão de cores.

Na eventualidade de se ter de ajustar as cores do ecrã, a ferramenta ideal é proporcionada pela função Real Colour Processing. Esta permite ajustar a matiz de uma cor em específico sem alterar toda a imagem. Portanto, se algo como o tom de pele necessita de um pouco de cor, poder-se-á fazer sem alterar a cor do céu ou a cor de fundo da imagem.

A introdução de dois conectores com tecnologia HDMI deu uma nova dimensão ao VPL-HW10. Esta permite ligar o projector a fontes de vídeo como leitores Blu-ray Disc, os quais oferecem uma reprodução fiel do cinema original de 24 frames por segundo. Uma vez que o projector vem equipado com a função 24p True Cinema, este pode reproduzir filmes com a mesma qualidade com que foram gravados pela primeira vez. No entanto, a transferência convencional para DVD utiliza uma velocidade de imagem superior e corre aproximadamente quatro por cento mais rápido do que o original, afectando quer a qualidade de imagem quer o nível da banda sonora.

A tecnologia HDMI CEC permite também controlar múltiplos dispositivos a partir de um único controlo remoto no processo designado BRAVIA Theatre Sync. O One Touch Play permite inserir um CD e pressionar Play e, nesse momento, todo o sistema de cinema em casa, incluindo o projector, liga-se automaticamente e o filme começa. O sistema stand-by, pelo contrário, desliga todos os elementos do sistema conectados via HDMI com um simples pressionar do botão Power/Standby no controlo remoto.

Além de cores brilhantes, outra coisa que pode degradar a experiência de cinema em casa é o ruído resultante do projector. Tendo este factor em consideração, o sistema de circulação de ar que refrigera o VPL-HW10 foi meticulosamente desenvolvido para que as ventoinhas funcionem com um silencioso sussurrar de 22 décibeis.

O BRAVIA VPL-HW10 é a entrada para o mundo do cinema em casa Full HD, mas há mais. O próximo modelo, a ser lançado brevemente, da gama do VPL-HW10 virá equipado com muitas das características de topo previamente indisponíveis no segmento de mercado médio-alto, enquanto o VPl-VW200 permanecerá como modelo líder, oferecendo standards superiores para aqueles que procuram recriar a mais recente experiência de cinema em casa.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos