A implementação da primeira unidade de fabrico de notebooks 100 por cento portugueses traz consigo a criação de uma nova marca e o alargamento do número de postos de trabalho na região norte do País. Uma parceria entre a portuguesa JP Sá Couto e a Elitegroup Computer Systems (ECS) que foi formalizada dia 30 de Julho, no Pavilhão Atlântico.
Inserida no projecto de internacionalização da JP Sá Couto, esta parceria traz pela primeira vez para a União Europeia e para Portugal uma rede de produção até aqui implementada quase exclusivamente em países asiáticos, numa economia de custos. A implementação de uma fábrica de design original na área dos notebooks vai gerar mais-valias económicas e sociais, nomeadamente o alargamento do número de postos de trabalho de mão-de-obra qualificada em vertentes como a engenharia mecânica, a electrónica e o design.
Uma análise de mercado revelou que, apesar de menos dispendiosos, o design e as características dos produtos fabricados na Ásia não correspondiam inteiramente às necessidades do mercado europeu. Os produtos criados e produzidos em instalações lusas terão uma nova marca e estarão totalmente adaptados às preferências técnicas e estéticas do consumidor europeu, beneficiando, na fase da produção, do factor tempo, uma vez que não estão dependentes do tempo de transporte de várias matérias primas.
Na fase de arranque, a fábrica onde será produzida esta nova marca vai funcionar num espaço pertencente á actual fábrica da JP Sá Couto, que já está ser preparado para o efeito. Prevê-se uma ampliação posterior que também já está a ser estudada e ainda a implementação de uma nova unidade de fabrico.