O mercado de leitores de música em Portugal testemunhou grandes diferenças nos últimos anos. A evolução das tecnologias digitais, associadas ao aumento da convergência e da necessidade de portabilidade, criara, segmentos marginais dentro deste mercado. Em apenas alguns anos, os telemóveis com MP3 tornaram-se num segmento importante.
Segundo a GfK, no mercado português, 50 por cento dos telemóveis vendidos têm a funcionalidade de MP3. Há apenas dois anos atrás não ultrapassavam os 29 por cento do total das vendas de telemóveis.
O factor preço fez a diferença. O preço médio de um telemóvel com MP3 caiu dos 230 euros, em 2006, para os 108 euros, em 2008.
A evolução dos telemóveis com MP3 afectou, por outro lado, o mercado dos MP3 e MP4 no primeiro trimestre de 2008, que terminou com uma tendência negativa (-4%).No ano passado, os leitores de MP3 assinalaram uma performance negativa, mas o forte crescimento do MP4 gerou resultados globais positivos em unidades.
Devido as estas tendências, os telemóveis são actualmente o dispositivo preferido para ouvir música em Portugal, representando 60 por cento do mercado global de leitores de música.