Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Eventos de lançamento do iPhone 3G
2008-07-11

Às 00h01 de hoje, dia 11 de Julho, começaram a vender-se os primeiros iPhone 3G em Portugal.

As lojas Fnac do Colombo e do NorteShopping promoveram o lançamento do iPhone 3G, num o evento de animação pura. Música, humor e um concurso que permitiu aos mais criativos ganhar um dos cobiçados aparelhos.

A sede da Vodafone recebeu também os primeiros clientes na ActionStore do Parque das Nações, numa acção que contou com a presença de António Carrapatoso e António Coimbra, respectivamente presidente e administrador da Vodafone Portugal.

Para celebrar o lançamento do Apple iPhone 3G, a Vodafone ofereceu 50 equipamentos entre os 500 primeiros interessados, que apareceram ontem, a partir das 10 horas, na Action Store do Parque das Nações e na Praça do Molhe, na Avenida Montevideu, no Porto. Coube a Fábio Ferreira, o primeiro cliente a registar-se, receber das mãos de António Carrapatoso, poucos minutos após a meia noite, o primeiro iPhone disponibilizado em Portugal.

“O iPhone é o telemóvel que se enquadra nesta nova geração de telefones, onde um telefone já não serve só para fazer chamadas ou enviar SMS. A nova geração dos telemóveis permite uma fácil utilização, mais intuitiva, com funcionalidades que vão para além das tradicionais”, declarou António Carrapatoso, no evento que decorreu na sede da Vodafone. "As pessoas vão começar a aceder muito mais vezes à Internet, porque o iPhone oferece um acesso muito mais rápido,” acrescentou, defendendo que este telefone de última geração oferece uma mobilidade fora de série. Um equipamento "state of art", que combina funcionalidades multimédia, ecrã táctil, um sistema completo de navegação na Internet ultra rápido, GPS, entre outras. “Somos a primeira empresa em Portugal a fechar acordo com a Apple para comercializar o iPhone”, concluiu.

À meia noite, quatro lojas Vodafone, em quatro cidades do país, Lisboa (ActionStore no Parque das Nações), Porto (Praça Mouzinho de Albuquerque), Coimbra (Rua Simões de Castro) e Faro (Avenida D. Júlio Carrapato) mantiveram-se abertas para atender aos pedidos dos entusiastas do aparelho.

Por sua vez, a Apple tem disponíveis mais de 500 aplicações nativas na App Store do iPhone. O iPhone da Apple oferece uma plataforma móvel inovadora para os técnicos, que criaram um leque de aplicações como jogos de acção, aplicações médicas avançadas e ferramentas de produtividade robustas para a empresa. Estas aplicações estarão disponíveis na nova App Store da Apple, permitindo aos utilizadores fazer o download wireless directamente para os seus iPhones e começar a utilizá-las de imediato. Mais de 125 aplicações do iPhone são gratuitas.

O novo iPhone 3G combina todas as funcionalidades do iPhone com rede 3G, que é duas vezes mais rápida que os iPhone da primeira geração, GPS embutido, para um maior leque de serviços de localização, e software iPhone 2.0, que inclui suporte para o Microsoft Exchange ActiveSync e corre as centenas de aplicações de terceiros disponíveis na nova App Store. “O iPhone representa uma nova plataforma de software para os técnicos, combinando o sistema operativo móvel mais avançado do mundo, ferramentas de desenvolvimento sofisticadas e uma forma revolucionária para os técnicos de desenvolvimento venderem e distribuírem as suas aplicações de uma forma wireless directamente para cada iPhone”, defende Philip Schiller, vice presidente sénior de Worldwide Product Marketing da Apple. “A reacção dos técnicos foi muito positiva e vamos abrir a App Store com mais de 500 aplicações nativas para o iPhone para compra e downloads imediatos”.

Muitas destas aplicações também tiram partido do grande display do iPhone, o interface de utilização Multi-Touch, dos gráficos 3D acelerados por hardware, do acelerómetro embutido e de tecnologia baseada em localização.

A App Store no iPhone funciona com redes celular e Wi-Fi, o que significa que é acessível a partir de praticamente todo o lado, para que os utilizadores possam comprar e descarregar as suas aplicações de forma wireless e começar a utilizá-las de imediato. As aplicações podem ser gratuitas ou debitadas na conta iTunes do utilizador e a App Store notifica o utilizador sempre que existirem actualizações para as suas aplicações. A App Store está também disponível na iTunes (www.itunes.com) a correr em Mac ou PC, que sincroniza as aplicações com o iPhone ou iPod touch através de um cabo USB.

A App Store irá oferecer mais de 500 aplicações nativas de centenas de companhias de todo o mundo numa variedade de categorias, como jogos, negócio, notícias, desporto, saúde, referência e viagens.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos