Novo supercomputador Integrity Finis Terrae da HP acelera e optimiza pesquisa científica e técnica
A HP anunciou a criação bem sucedida de um dos maiores supercomputadores do mundo baseados em memória partilhada Intel Itanium.
O Finis Terrae oferece um cluster com desempenho aplicacional, capacidade de armazenamento e rendimento necessários para apoiar nos desafios de investigação científica e tecnológica no Centro de Supercomputação da Galiza (CESGA).
O supercomputador foi especialmente concebido para ser utilizado em computação de elevado desempenho em áreas como a nanotecnologia, ciência da vida, ciência marítima, arquitecturas HPC e estudos ambientais, bem como ajudar os investigadores na investigação científica e técnica com foco específico em aplicações que requerem capacidade de memória bastante alargadas.
O Finis Terrae completou 350 mil horas de cálculo, o equivalente a 40 anos em tempo real, durante um teste de benchmarking de duas semanas. Este processo utilizou apenas metade da capacidade do supercomputador, extraindo 70 milhões de conjuntos de dados e conclusões que podem actualmente ser utilizadas em pesquisa para cristalografia e engenharia geotécnica.
O Finis Terrae pesa 33,5 toneladas e ocupa aproximadamente 140 metros quadrados de espaço.