Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Impressão responsável será cada vez mais importante para as PME’s em 2008
2008-05-14

A HP publicou recentemente as conclusões de um estudo que demonstra que as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) de toda a Europa ainda não consideram o factor ambiental como uma das prioridades na escolha de uma impressora.

O estudo realizado a 1.200 decisores de compra de toda a Europa revelou que cerca 75 por cento dos compradores foram influenciados por factores ambientais. No entanto, menos de um em dez (8%) consideraram estes factores como prioridades na compra de uma impressora e menos de um terço dos inquiridos se mostraram dispostos a pagar mais por produtos com mais amigos do ambiente.

Em toda a Europa, 46 por cento das empresas inquiridas têm algum tipo de política ambiental, mas praticamente o mesmo número de empresas, 43 por cento, não têm qualquer tipo de política nesta área. Quase um terço não tenciona adquirir activamente produtos com características ambientais nos próximos dois anos.

Por outro lado, 90 por cento possui algum tipo de programa de poupança de papel, como a impressão nos dois lados da folha (49%) ou um programa de re-utilização ou reciclagem (53%), apesar de apenas 20 por cento possuir uma política ecológica de compra de papel em vigor.

A maior iniciativa para tornar uma empresa ambientalmente responsável seria a aplicação de preços competitivos aos produtos com funcionalidades ecológicas, com 60 por cento referindo que esta mudança alteraria os seus hábitos de compra actuais. Apesar de apenas um terço (28%) ser permeável a receber mais informação ou formação.

Esta pesquisa revelou também que há uma preocupação crescente com os vários programas de medição de energia em vigor, como EPEAT e Blue Angel, sendo que a distinção Energy Star é reconhecida por um terço das empresas.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos