A Optoma lançou a segunda geração do seu modelo MovieTime destinado a todos aqueles que sonhavam ter um projector mas não tinham condições para tal.
O segredo do MovieTime DV11 é a integração, num só equipamento, de um projector de alta definição, um leitor de DVD e um par de colunas. “Com o MovieTime DV11, basta uma tomada de corrente eléctrica e uma parede em branco para termos uma enorme diagonal de ecrã e usufruirmos das verdadeiras emoções do cinema-em-casa”, explica António Líbano Monteiro, da Videoacústica, que distribuiu este modelo em Portugal.
Ao contrário do que sucede numa instalação convencional, em que é preciso passar cabos para fazer chegar o sinal de vídeo ao projector, e, além disso, é necessário colocar colunas de som no plano de projecção, o MovieTime foi concebido para ser colocado no chão, ou sobre uma mesa de apoio baixa, entre uma parede branca e o sofá onde ficam os cinéfilos domésticos. Isto porque as colunas incorporadas no MovieTime DV11 estão voltadas para trás, no sentido contrário ao da projecção, criando um ambiente sonoro convincente, que pode ainda ser melhorado através da ligação a um subwoofer opcional.
Em termos de ecrã projectado, o MovieTime DV11 foi concebido a pensar em espaços reduzidos, sendo por isso capaz de projectar uma grande diagonal mesmo a curta distância.A distância de projecção mínima do DV11 é de apenas um metro e, à distância máxima, é capaz de exibir uma imagem com uma diagonal de mais de nove metros.
Além de poder exibir filmes em DVD directamente a partir do seu leitor interno, o MovieTime DV11 pode também ser ligado a PC’s, a “boxes” de TV por cabo e até a consolas de jogos.O facto de ser um equipamento totalmente integrado e, além disso, ter um tamanho e peso reduzidos (apenas 3,8 quilogramas), tornam-no igualmente no companheiro ideal para levar para todo o lado. Para facilitar ainda mais a arrumação e o transporte, o MovieTime é fornecido numa prática mala, completo com todos os acessórios, entre eles adaptadores para ligação a outras fontes de vídeo e um comando à distância para controlo de todas as funções e ajustes sem sair do sofá.
Tecnicamente, o MovieTime DV11 é baseado num sistema de projecção digital DLP DarkChip2, da Texas Instruments, sendo compatível com fontes de alta definição e formatos de ecrã convencionais (4:3) e panorâmicos (16:9). Este DLP oferece uma relação de contraste de 2.200:1 e um brilho de 1.600 ANSI Lúmen, que possibilitam a exibição de imagens de muito boa qualidade, mesmo em salas que não estejam totalmente escurecidas.
O PVP indicativo é de 1.199 euros