A TSUNAMI foi a marca escolhida pela Microsoft para o lançamento do Windows Home Server em Portugal. Destinado às jovens famílias, e adaptado às suas necessidades, o primeiro servidor doméstico nacional tem no TSUNAMI Tidal Home Server o seu suporte físico, um hardware integralmente fabricado em Portugal.
No seguimento de parcerias como o Centro de Inovação Tecnológico, a JP Sá Couto e a Microsoft voltam a aliar-se para mais um projecto de referência em Portugal. O aumento do número de computadores domésticos e o consequente crescimento do seu papel na vida familiar, levaram à necessidade de organização, partilha e protecção dos conteúdos digitais de toda a família, de forma simples, sistemática e global. A Microsoft criou o programa. À JP Sá Couto, fabricante da marca TSUNAMI, coube o desenvolvimento do hardware de lançamento em Portugal, sendo actualmente a única empresa autorizada a utilizar o software Windows Home Server no nosso país.
SOTSUNAMI Tidal Home Server permite que utilizadores particulares partilhem e acedam aos ficheiros instalados no servidor, a partir de qualquer parte do mundo. O Windows Home Server da TSUNAMI traz consigo um processador Intel Pentium Dual Core T2330, software Windows Home Server e um disco de 320 gigabytes SATA. Essenciais para o bom funcionamento deste servidor doméstico, foram escolhidas uma memória de um gigabyte DDR2 de 677MHz e um DVDRW como gravador óptico. A comunicação ficou a cabo da placa de rede wireless Gigabit LAN. O Windows Home Server da TSUNAMI traz ainda portas DVI/D-Sub/Y-Pb-Pr/S-Vídeo, firewire e SATA II e placa de som HD Áudio de 5.1 canais.
O Windows Home Server vai ajudar as famílias com múltiplos PC’s a fazer a ligação entre os seus computadores, dispositivos digitais e impressoras de modo a armazenar, proteger e partilhar ficheiros tão diferentes como fotografias, música, vídeos e documentos. Todas as noites, e de forma automática, são criadas cópias de segurança dos ficheiros baseados no Windows XP ou Windows Vista dos computadores domésticos. Para além de assegurar o backup, a organização e a centralização dos documentos digitais e multimédia, o Windows Home Server permite o acesso gratuito através do Windows Live em qualquer lugar. Sistemas de entretenimento e vídeojogos como a Xbox 360 ou outros dispositivos suportados pelo Windows Media Connect podem ser utilizados para ver e ouvir os elementos armazenados no Windows Home Server. A impressão de documentos armazenados em qualquer dos PC’s ligados pela rede doméstica passa também a ser possível a partir do servidor. Entre outras actualizações, está ainda previsto o aparecimento de uma nova gama de aplicações e ferramentas direccionadas ao Home Server, nomeadamente gestores de horários familiares, sistemas de automatização doméstica e soluções de segurança, entre outros.
Com dimensões de 165x50x165 e apenas 1,45 quilogramas de peso, o TSUNAMI Tidal Home Server tem um preço recomendado de 899 euros.