Estudo da Logitech mostra que portugueses gastam milhares de milhões em tecnologias de entretenimento doméstico que não controlam
Os lares em Portugal estão cheios de tecnologia dispendiosa que a maior parte das pessoas não sabe como controlar, de acordo com um estudo divulgado promovido pela Logitech.
Estima-se que os portugueses tenham em suas casas, pelo menos, cerca de 5,13 mil milhões de euros em TV’s, Hi-Fi’s, altifalantes, leitores de vídeo e DVD, gravadores digitais e boxes para televisão por satélite, um valor que pode bem ser bastante superior. Apesar disto, em 24 por cento dos lares nacionais, apenas uma pessoa sabe como controlar toda a tecnologia que possui em casa.
O estudo da Logitech, levado a cabo pela Lightspeed Research, demonstra quão vasta é a despesa e a complexidade envolvida na aquisição e utilização da tecnologia vulgarmente encontrada nas casas.
A origem do problema parece ser a absoluta complexidade da tecnologia em casa. 49 por cento dos lares têm cinco ou mais controlos remotos e 87 por cento têm três ou mais. No entanto, um em cada quatro portugueses tem uma solução muito pouco técnica para o problema, as instruções escritas para os seus familiares, explicando como controlar o sistema.
A resposta da Logitech para este problema é a sua gama de controlos remotos universais avançados Logitech Harmony. Esta tornou-se rapidamente na mais popular marca de controlos remotos universais no mercado dos Estados Unidos e a crescer rapidamente na Europa, por causa da plataforma de activação do controlo apenas com um toque do Harmony. Os utilizadores só precisam de tocar num botão para que o controlo Harmony comande todos os dispositivos necessários para ver televisão, ouvir música ou gravar um filme.
Não é surpresa que o mercado para controlos remotos de fácil utilização e pré-programáveis tivesse crescido 31 por cento ao ano, em valor, nos três grandes mercados de França, Alemanha e Reino Unido, de acordo com a GfK. Estes controlos remotos, como o Logitech Harmony, estão a substituir rapidamente todos os controlos remotos causadores de grande confusão nos lares.
O mais recente comando Harmony da Logitech, o Harmony One, representa um salto significativo na evolução da gama. Além de proporcionar o mesmo comando com apenas um toque de outros controlos Harmony, o Harmony One torna o controlo do entretenimento doméstico ainda mais fácil, graças a um ecrã colorido que funciona com um só toque, um botão intuitivo e um design confortável e amigo do utilizador. O produto recebeu o CES 2008 Design and Engineering Award: Best of Innovations in Home-Entertainment Accessories no início do ano.
O Harmony One já está disponível por um preço recomendado de 199,99 euros.