No Mobile World Congress 2008, que decorreu entre 11 e 14 de Fevereiro em Barcelona, a Motorola deu equipamentos e projectos para além do segmento dos telemóveis.
A Motorola anunciou que vai começar a licenciar a terceiros o design do chipset móvel WiMAX based radio reference, o Motorola WTM1000 (WiMAX Terminal Modem), com vista a tornar possível um ecossistema de dimensão industrial de aparelhos móveis com capacidade WiMAX. Desenhado para oferecer funcionalidade de velocidade ultra rápida através de aparelhos de pouca espessura, o modem chipset WiMAX da Motorola é optimizado para consumos de fraca potência de forma a ligar consumidores de todo o planeta com banda larga móvel.
Relacionado ainda com este projecto, a Motorola anunciou ainda ter efectuado um investimento de capital, através da Motorola Ventures, na DesignArt Networks, fornecedor líder de soluções silicon system-on-chip (SoC) para infra-estruturas de acesso em rede WiMAX rádio.
No decorrer da 3GSM, a Motorola deu ainda a conhecer o dispositivo de televisão móvel DH01n, um equipamento de bolso que combina um leitor pessoal de media e capacidades de navegação avançadas, incluindo 2D OU 3D GPS e visualizações de mapas Tele Atlas, pontos de interesse e direcções activadas por voz. Com o leitor móvel DH01n, os utilizadores podem ver televisão a qualquer momento e em qualquer lugar, quer seja emissão em directo, video on-demand ou conteúdos de media pessoais, além de poderem recorrer ainda à navegação GPS. O aparelho, de reduzidas dimensões, vem equipado com um ecrã LCD widesreen de grande qualidade e com som estéreo.
A Motorola está ainda a desenvolver soluções de energia alternativas que suportam múltiplas tecnologias wireless desde GSM a banda larga móvel de alta velocidade, incluindo HSxPA e WiMAX. Entre estas tecnologias alternativas contam-se fuel cell e reflow batteries, indicadas para implementar em quase todos os ambientes móveis e wireless para voz e dados, desde 2G até WiMAX. Além disso, a Motorola efectuou, pela primeira vez, uma demonstração do uso de fuel cell para fornecer energia a uma estação base WiMAX. Funcionando a partir de combustível líquido, oferece uma solução compacta e fiável sem necessidade de armazenamento de hidrogénio no próprio local, tornando a instalação mais rápida e fácil.