A Imation Corp. estabeleceu uma relação estratégica com a Mtron Co., Ltd., empresa pioneira em tecnologia e desenvolvimento de dispositivos de estado sólido (SSD). Juntas, as duas empresas vão desenvolver e comercializar soluções SSD, com foco inicial nas áreas de alto crescimento, tais como o mercado empresarial e o segmento dos computadores portáteis.
Esta aliança combina a inovação em tecnologia de ponta, I&D e fabrico da Mtron com a experiência da Imation a nível do marketing e da distribuição. Graças a esta colaboração, as duas empresas entram em força no sector dos dispositivos de estado sólido, comercializando produtos SSD da marca Imation, “desenvolvidos pela Mtron”. Estes novos dispositivos estarão disponíveis em finais de Março.
A Imation dará os seus primeiros passos neste âmbito com duas linhas SSD, o dispositivo Imation SSD MOBI 3000, desenvolvido pela Mtron para utilizadores de computadores portáteis, e o dispositivo Imation SSD PRO 7000, desenvolvido pela Mtron para utilizadores de informática empresarial.
A unidade Imation SSD MOBI 3000 proporciona uma velocidade máxima de leitura de 100 megabytes por segundo, uma velocidade máxima de gravação de 80 megabytes por segundo e tempo de acesso aleatório de 0,1 minutos, convertendo-se, segundo a Imation, no dispositivo SSD mais rápido do mercado. Tem igualmente uma velocidade de arranque duas vezes superior à dos discos rígidos HDD e funciona a velocidades muito superiores em processos que necessitam de um maior rendimento, como multi-tarefas, Photoshop e CAD. Devido ao facto de utilizar uma memória flash de baixo consumo, produz menos ruído, sendo, além disso, extremamente robusto, razão porque é adequado para uso no exterior. O MOBI 3000 é especialmente indicado para computadores portáteis.
Por seu lado, a unidade Imation SSD PRO 7000 é um dispositivo de armazenamento em memória flash de alto rendimento, concebido para eliminar estrangulamentos nos sistemas, os quais são frequentes com discos rígidos convencionais. O PRO 7000 é adequado para ser utilizado em ambientes empresariais e tecnológicos, sendo capaz de alcançar elevadas taxas de rendimento nas transferências de dados, graças ao uso da exclusiva tecnologia de controlo da Mtron, com uma velocidade máxima de leitura de 120 megabytes por segundo, velocidade máxima de gravação de 90 megabytes por segundo e um tempo de acesso aleatório inferior a 0,1 minutos. Com uma redução superior a 45 por cento no custo total de propriedade em comparação com os sistemas baseados em discos rígidos convencionais, o PRO 7000 apresenta uma grande resistência a pancadas e vibrações externas e oferece, adicionalmente, um tempo médio de duração (Mean Time Between Failure) superior a um milhão de horas.