A Intel Corporation anunciou 16 produtos, incluindo os primeiros processadores de 45 nanómetros (nm) para computadores portáteis baseados na tecnologia de processador Intel Centrino.
Todos estes novos chips incluem a nova fórmula de transístores da empresa, bem como o processo de produção de 45nm que aumenta a velocidade de um computador, reduz as exigências da potência, poupa a vida da bateria, ajuda o ambiente e vem em embalagens mais pequenas para computadores mais compactos e elegantes.
Com a introdução dos novos processadores, a Intel vai oferecer um total de 32 processadores de secretária, portáteis e para servidores baseados nestas inovações líderes de indústria.
A empresa realçou também a forma como vai tirar partido dos seus transístores e dos avanços de produção para impulsionar uma categoria de dispositivos pequenos de alto desempenho e baixa potência para fornecer acesso a Internet de banda larga “no seu bolso.” Os processadores são até 25 por cento mais pequenos do que as versões anteriores para que os fabricantes de computadores possam criar novos designs mais finos, desde computadores de secretária tudo-em-um a computadores portáteis mais pequenos.
Entre os 16 produtos novos, 12 foram concebidos para novos produtos portáteis e de secretária e quatro para servidores. Todos estão agora livres de chumbo e, no começo deste ano, livres de halogénio, tornando os processadores mais amigos do ambiente.
A Intel está ainda a disponibilizar cinco novos processadores móveis, permitindo um desempenho avançado e uma vida de bateria melhorada, fornecendo aos consumidores a possibilidade de serem mais produtivos ou apenas desfrutarem do seu entretenimento digital em movimento. Ajudar a estender a vida da bateria é outra nova característica do desenho da microarquitectura do Intel Core para gestão avançada do estado da potência, apelidada de tecnologia Deep Power Down, que reduz a potência do processador quando não está a correr dados ou instruções para o computador portátil.
Os processadores são a base da popular tecnologia para computadores portáteis Intel Centrino e fornecem conteúdos e capacidades de vídeo melhorados com suporte para HD DVD e Blu-Ray com um descodificador externo opcional. Computadores portáteis baseados em Centrino têm também o chipset Mobile Intel 965 Express e rede wireless incluindo o suporte opcional para redes 802.11n com Intel Next-Gen Wireless-N.
A Intel adicionou, também, novas capacidades gráficas e de vídeo com Intel HD Boost que inclui Intel Streaming SIMD Extensions 4 (SSE4) para aumentar a velocidade de cargas de trabalho, incluindo a codificação de vídeo para alta definição e manipulação de fotografias. A Intel vai utilizar, também, esta base em tecnologia móvel e desempenho energético eficiente para permitir uma variedade de desenhos de computadores de secretária mais pequenos, frescos e silenciosos. Estes computadores, incluindo a categoria com uma crescente popularidade do tudo-em-um, fornecem o desempenho para correr, em simultâneo, uma variedade de media digital e o mais recente software, bem como vídeo de alta definição optimizado e uma reprodução mais suave utilizando a tecnologia Intel Clear Video.