De acordo com o mais recente estudo conduzido pela Epson, a era digital não suprimiu a popularidade do álbum de família tradicional. Os resultados do inquérito realçam que, apesar da crescente popularidade da fotografia digital e dos métodos de exposição, o álbum de família continua a ser a forma preferida dos europeus de partilhar e expor imagens.
Mais de três quartos dos inquiridos expõem a sua fotografia favorita e 72 por cento dos inquiridos preferem expor imagens num álbum de fotografia tradicional. “O nosso inquérito demonstrou que a importância da fotografia impressa é maior que nunca para as famílias europeias. A longa tradição de tirar e expor fotografias de familiares e ocasiões especiais, tais como aniversários e férias, continua viva. Longe de desviar a atenção da atracção de imprimir fotografias, os avanços tecnológicos da idade digital permitiram às famílias serem mais criativas que nunca com as suas imagens, ajudando a inspirar a evolução do álbum de família e alimentar a crescente popularidade de passatempos como, por exemplo, os livros de recordações”, afirma Jason Savage, Group Product Manager da Epson Europa.
Embora tradicionalmente os álbuns de família contenham fotografias reveladas em laboratórios, a impressão em casa é agora o modo mais popular de impressão de fotografias para os utilizadores de máquinas fotográficas digitais, preferido por 61 por cento dos inquiridos. Contudo, os europeus permanecem observadores em termos da qualidade que esperam das suas impressões, com 69 por cento dos inquiridos a responder que esperam que as suas fotografias tenham a mesma qualidade dos laboratórios, independentemente do método de produção.
As mulheres são as maiores apologistas da manutenção de álbuns de fotografias, com 77 por cento das inquiridas a elegê-los como o seu método de exposição favorito contra 67 por cento dos inquiridos do sexo masculino. Outros locais populares para expor fotografias identificados no inquérito incluem a sala de estar (56 por cento dos inquiridos), o quarto (42%) e a secretária no escritório (45%). A exposição de fotografias na carteira, no hall e no frigorífico é igualmente popular.