Pela primeira vez, três empresas portuguesas fazem parte do ranking “Technology Fast 500 EMEA” realizado pela Deloitte.
A Vida é Bela, Maritz Marketing, é a primeira empresa portuguesa a integrar o ranking em 2007. Na 46.ª posição, apresentou um crescimento de 3.013,33 por cento nos últimos cinco anos. A segunda empresa a figurar no ranking é Vortal – Comércio Electrónico, Consultadoria e Multimédia que, com um crescimento de 838,94 por cento, ocupa a 210.ª posição. No ranking figura ainda a Multicert, na 283.ª posição, que registou um crescimento de 550,54 por cento.
O ranking “Technology Fast 500 EMEA” da Deloitte inclui empresas tecnológicas públicas e privadas de 21 países da zona EMEA com receitas superiores a 50 mil euros no primeiro ano. É o ranking mais objectivo do sector tecnológico e é elaborado pelo Global Technology, Media & Telecommunications (TMT) Practice da Deloitte.
Neste ano, foram registadas as mais rápidas taxas de crescimento desde que o ranking Fast 500 começou a ser publicado em 2001. O estudo sobre os CEO das “Fast 500” mostra que, 79,5 por cento dos CEO estão extremamente ou muito confiantes que atingirão as mesmas taxas de crescimento nos próximos dois anos. O crescimento médio das receitas de todas as empresas em cinco anos é de 1.443 por cento, o valor mais elevado desde que estes prémios começaram a ser atribuídos.
O ranking é encabeçado pela Voltaire, uma empresa israelita a actuar na área de server switches e software, que registou um crescimento de 50.612 por cento. O Reino Unido é o país com mais empresas incluídas no ranking (91 em 500), seguido pela França com 68. Os três primeiros lugares são ocupados por empresas israelitas. Em relação ao número de habitantes, as empresas tecnológicas da Noruega, Israel, Suécia, Irlanda, Finlândia e Holanda constituem um grupo à parte, em termos de desenvolvimento tecnológico, sendo as empresas tecnológicas com rápido crescimento duas a cinco vezes mais comuns nestes países do que nos restantes países da região.
O sector de software continua a dominar o ranking, com 200 das 500 empresas incluídas.