Intel abre primeira fábrica de produção de elevado volume de microprocessadores de 45 nanómetros
A produção de uma nova geração de microprocessadores para computadores pessoais, computadores portáteis, servidores e outros dispositivos computacionais teve oficialmente início na primeira fábrica de grande volume de produção de microprocessadores de 45 nanómetros (nm) da Intel Corporation, em Chandler, no Arizona.
Denominada “Fab 32”, a fábrica de três mil milhões de dólares, irá utilizar a inovadora tecnologia de processo de 45nm da Intel baseada na capacidade de “reinvenção” pioneira de certas áreas dos transístores dentro dos seus processadores, de modo a reduzir a perda de energia.
Os transístores de 45nm utilizam material high-k baseado em Hafnium para uma porta dielétrica e materiais de metal para a porta, sendo tão pequenos que mais de dois milhões cabem no ponto final desta frase. Milhões destes pequenos transístores vão tornar os processadores sem halógenio e sem chumbo da Intel mais rápidos e mais energeticamente eficientes para computadores pessoais, computadores portáteis e servidores, bem como processadores de energia extremamente reduzida para Internet móvel e dispositivos de electrónica de consumo e computadores pessoais de baixo custo. Os primeiros processadores de 45nm da empresa irão ser introduzidos no mercado a 12 de Novembro.