A McAfee lançou o RootKit Detective, uma nova ferramenta gratuita que ajuda os utilizadores a eliminar dos seus computadores os inúmeros códigos perigosos escondidos, conhecidos como rootkits.
Os rootkits são códigos utilizados pelos cibercriminosos para ocultar programas maliciosos em computadores cuja segurança já está em perigo. Em 2006, o número de rootkits detectados chegou aos 3.284, um valor que duplicou no primeiro semestre de 2007, atingindo os 7.325 rootkits. Desde que foi lançada a versão de teste, em Janeiro, o RootKit Detective foi “descarregado” em mais de 110 mil ocasiões.
Os rootkits maliciosos são vendidos no mercado online clandestino, inclusivamente, alguns hackers são pagos para criar rootkits à medida. De uma forma simples, o software é utilizado como “tampa” para ocultar uma porta traseira no computador que permite aos hackers entrarem clandestinamente. Por norma, o rootkit chega como um trojan ou através de um download perigoso.
O RootKit Detective foi desenvolvido pelo Avert Labs, a maior e mais prestigiada organização de segurança e investigação da McAfee. Esta ferramenta permite aos utilizadores verem para além do sistema operativo do seu computador, podendo ser utilizada, por exemplo, quando existem indícios de perigo, quando ocorre uma diminuição repentina da velocidade do computador ou quando existe uma actividade suspeita na rede.
O RootKit Detective descobre processos ocultos, regista entradas e documentos e permite aos utilizadores tirá-los ou deixá-los inutilizados através do reinício do sistema. Além disso, esta ferramenta permite ainda monitorizar, de forma integral, a memória do computador bem como visualizar qualquer modificação, para detectar qualquer tipo de anomalia.