A Sanyo apresenta uma nova câmara de filmar digital que, definindo como a mais pequena e leve em todo o mundo, filma e grava em HD Total (1920 x 1080. A Xacti VPC-1000 HD total (1920 x 1080) estará à venda a partir de Novembro.
A nova VPC-HD1000, pesando apenas 268 gramas, adopta o formato de compressão de gravação de vídeo MPEG-4 AVC/H.264, permitindo a gravação de aproximadamente 42 minutos de vídeo HD Total (1920 x 1080) num cartão de memória SDHC de quatro gigabytes. A Sanyo desenvolveu ainda um novo motor de processamento de imagem de alta velocidade para processar a informação de imagem de elevada capacidade do HD Total. Este novo motor usa o codec proprietário da Sanyo, permitindo compatibilidade de HD total com o formato H.264, e tornando possível a combinação dos dois chips anteriormente utilizados num chip único, mas potente. Além disso, a câmara executa uma relação de compressão elevada, graças à optimização do actuador do algoritmo de processamento de imagem, que consome apenas menos de 4,2 watts de energia.
Na sequência do conceito comum do estilo da série Xacti, o design da câmara não exige esforço desnecessário dos músculos. Contudo, a nova câmara adiciona uma nova facilidade distinta, a capacidade de ter a lente nivelada com o solo quando for usado um tripé.
Desta vez, a diferença no estilo da pega e da lente é fruto da pesquisa conjunta desenvolvida com o professor Katsura e com o professor associado Shimomura da Chiba University Graduate School of Technology Department of Design Science, Humanomics Section Engineering, e dos Research and Development Headquarters Digital Systems Laboratories da Sanyo. A pesquisa testou sete modelos diferentes de câmaras criadas para efeitos de teste, cujos ângulos da pega e da lente variaram de zero a 135 graus. A pesquisa baseou-se em testes que mediram o potencial miogénico de seis locais do braço direito onde os músculos são usados durante a gravação de filmes, bem como em inquéritos sobre avaliações e análises individuais. A VPC-HD1000 adopta este ângulo confortável e, através do design da pega para se encaixar melhor na palma da mão, permite transportar e movimentar mais facilmente a câmara, o que é perfeito para filmagem de alta definição.
A nova função “Xacti Library” permite a gravação e reprodução de ficheiros de filmes e imagens, ligando apenas o cabo USB da estação de acoplagem a um disco rígido externo. Depois de ligar a televisão e o disco rígido, o utilizador coloca simplesmente a câmara na estação de acoplagem e, usando o menu que aparece no ecrã da televisão, poderá pesquisar as imagens em miniatura e escolher se quer reproduzir o ficheiro ou guardá-lo no disco rígido externo. Dado que com este tipo de suporte a reprodução e gravação dos ficheiros ocorre rapidamente, os utilizadores podem desfrutar dos seus filmes sem a confusão de gravar discos ou converter o ficheiro para outros formatos, poupando assim horas preciosas antes da visualização.
A navegação através dos menus pode ser feita rapidamente com o controlo remoto (vem com a câmara) para pesquisar as imagens em miniatura dos filmes ou fotografias, à medida que vão aparecendo na televisão.