Aumento da procura e exigência dos consumidores em produtos e serviços fotográficos exponencia o mercado de impressoras HP Indigo
Com a impressão de sete milhões de álbuns fotográficos e calendários em impressoras HP Indigo em todo o mundo, no ano de 2006, a procura de equipamentos fotográficos não pára de crescer à medida que os consumidores adoptam novas maneiras de imprimir e partilhar os seus conteúdos digitais.
Perspectiva-se que o mercado de álbuns fotográficos na Europa Ocidental cresça, em média, 94 por cento (CAGR), de 2003 a 2010, alcançando um valor de cerca de três mil milhões de euros em 2010. “Com o número de imagens provenientes de câmaras digitais e telemóveis a crescer em 17,8 por cento CAGR, de 2003 a 2010, na Europa Ocidental, temos hoje mais fotografias do que nunca,” afirma Jakob Bovin, director do segmento fotográfico Indigo Digital Press da HP EMEA.
Em 2006, 63 mil milhões de imagens foram arquivadas e partilhadas e um total de 14 mil milhões impressas. Em 2011, estima-se que estes valores aumentem para 110 mil milhões e 24 mil milhões respectivamente. A divulgação de produtos fotográficos personalizáveis em sites e lojas de fotografia na Europa tem vindo a aumentar, captando o interesse dos consumidores e aumentando a procura. Tal traduz-se numa grande oportunidade para as empresas fotográficas se diferenciarem através da oferta de produtos únicos e personalizáveis, tendo em conta que a margem de um sofisticado álbum fotográfico é superior à de centenas de fotografias em formato padrão de 6” x 4”. “Houve uma aceitação fantástica à nossa tecnologia num sector de mercado que era praticamente inexistente há três anos atrás,” refere o responsável. “Estimamos que, actualmente, pelo menos três em quatro álbuns fotográficos de ‘consumo’ na Europa são impressos com a tecnologia HP Indigo em conjunto com equipamentos de encadernação especializados. Adicionalmente, estas impressoras digitais imprimem calendários fotográficos fantásticos, agendas, cartões de visita e outros produtos fotográficos, satisfazendo as necessidades dos consumidores e fabricantes.”