A LG Electronics (LG) anunciou o facto de se ter tornado a primeira empresa coreana a aderir à LTE/SAE Trial Initiative (LSTI), uma associação que promove a adopção pioneira do Projecto de Parceria de Evolução a Longo Prazo da Terceira Geração ou 3GPP LTE (Third Generation Partnership Project’s Long Term Evolution).
A 3GPP LTE, actualmente uma das mais avançada tecnologias de comunicações móveis, está a passar por alterações de homogeneização da tecnologia 4G através do Projecto de Parceria de Evolução a Longo Prazo da Terceira Geração (3GPP). Esta é, segundo a organização, a tecnologia mais provável de se tornar o standard 4G, na medida em que as maiores operadoras e empresas de telecomunicações são membros da LSTI. De entre estas destacam-se a Vodafone, a Orange, a T-Mobile, a Ericsson, a Nortel, a Alcatel-Lucent, a Nokia Siemens e a NTT DoCoMo.
“A adesão da LG à LSTI permite-nos consolidar a nossa liderança tecnológica para além da 3G e fortalecer as parcerias com operadores e empresas de telecomunicações líderes,” afirma Jin Sung Choi, vice-presidente e director do Centro de Pesquisa de Tecnologia de Comunicações Móveis da LG.
Esta tecnologia vai permitir que os terminais LG consigam fazer downloads a 100Mbps e uploads a 50Mbs, sem abdicar da mobilidade dos consumidores. A LG já apresentou a sua tecnologia 3GPP LTE em cooperação com a Nortel na 3GSM Barcelona, decorrida no passado mês de Fevereiro.