Processadores de alto desempenho chegam ao mercado no 1.º aniversário do lançamento da microarquitectura Intel Core
Respondendo às necessidades dos grandes jogadores, artistas e entusiastas de conteúdos de media e visando computadores portáteis ainda mais rápidos, a Intel Corporation apresentou hoje, dia 16 de Julho, o seu primeiro processador móvel de dois núcleos Intel Core2 Extreme, que define como o processador móvel de maior desempenho no mundo, tendo adoptando a marca da oferta estrela no segmento de computadores de secretária.
A empresa apresentou também novos processadores para computadores de secretária, esperando anunciar processadores de quatro núcleos amigos do ambiente para portáteis, já no próximo ano.
Estes novos produtos vêm na senda do primeiro aniversário do lançamento dos processadores para servidores, computadores de secretária e portáteis, baseados na inovadora microarquitectura Intel Core.
Segundo afirma Mooly Éden, vice presidente e director geral do grupo de Plataformas Móveis da Intel, “ os portáteis são o segmento de mercado que regista maior crescimento, assistindo-se a um aumento na procura da parte de quem valoriza os conteúdos de vídeo, jogos e desempenho no design gráfico, sem sacrificar a flexibilidade que o portátil implica. Devido às nossas capacidades inovadoras ao nível da tecnologia e do design, podemos oferecer desempenho de topo, energeticamente inteligente, para os utilizadores móveis mais exigentes. Estamos orgulhosos por poder avançar com esta nova oferta sob a marca Intel Core 2 Extreme, um nome que se tornou sinónimo de desempenho de topo.”
O processador móvel de dois núcleos Intel Core 2 Extreme X7800, com ambos os núcleos a correrem a 2.6GHz, integra funcionalidades específicas de poupança de energia de dispositivos móveis, o que permite aos fabricantes que integram produtos Intel oferecerem equipamentos de alto desempenho e energeticamente eficientes. Por exemplo, o processador móvel Intel Core 2 Extreme X7800 permite um desempenho superior na ordem dos 28 por cento, quando comparado com a geração anterior de processadores móveis da empresa. Paralelamente a isso, para utilizadores com experiência que procuram mais capacidades, a protecção do bloqueio bus ratio (protecção overspeed) foi removida. Isto permite flexibilidade técnica extra na personalização do sistema, de forma a que os fabricantes possam oferecer ainda mais desempenho.
Para os computadores de secretária, a Intel anunciou um vigoroso novo conjunto de processadores, incluindo o processador estrela de quatro núcleos, Intel Core2 Extreme QX6850. Clocked a 3.0GHz com uma nova velocidade de sistema bus mais rápida (1333MHz), o Intel Core 2 Extreme QX6850 será certamente acolhido pelos grandes jogadores que procuram novos níveis de desempenho e funcionalidades. A Intel anunciou ainda novos processadores Intel Core2 Duo e Core2 Quad.