Nova geração de pilhas de combustível pode substituir baterias recarregáveis nos computadores portáteis
Os computadores portáteis podem ser brevemente alimentados por uma alternativa muito compacta e eficiente às baterias recarregáveis, desenvolvida pela empresa britânica CMR Fuel Cells plc.
Em vez de terem de desligar o computador e procurarem uma ficha para ligar o cabo e recarregar a bateria, os utilizadores poderão continuar a trabalhar mesmo quando a pequena célula de metanol acabe. Simplesmente, colocam outra destas pilhas, como se se tratasse da recarga de uma caneta.
Os engenheiros da CMR estão a desenvolver protótipos que prometem ser muito mais pequenos, leves e baratos e mais eficientes que as pilhas convencionais ou baterias de lithium. A empresa tem acordos de colaboração para adaptar a tecnologia para a maioria dos fabricantes de computadores e portáteis coreanos e japoneses. A CMR faz também parte de um grupo de trabalho formado pela Intel que está a especificar a próxima geração de fontes de alimentação e espera que a sua tecnologia esteja disponível no mercado de massas em 2010.