Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vendas de PC's portáteis no mercado empresarial ultrapassam desktops em 2009
2007-07-06

Em 2009, as vendas de computadores portáteis no mercado empresarial em Portugal irão ultrapassar as de desktops, principalmente devido à diminuição do preço do equipamento e à crescente necessidade de mobilidade por parte das organizações. Esta foi uma das conclusões do 1.º Barómetro da Mobilidade em Portugal Dell-IDC, apresentado esta manhã, numa conferência de imprensa em Lisboa.

De acordo com o estudo, actualmente, existem cerca de dois milhões de trabalhadores móveis em Portugal, o que corresponde a 38 por cento da população activa. Um resultado que está ainda abaixo da média europeia e da média de Espanha.

Cerca de 70 por cento das médias e grandes empresas portuguesas disponibilizam soluções de mobilidade a menos de 20 por cento da sua força laboral. Mas, devido ao seu impacto directo no aumento da produtividade das organizações, a mobilidade é uma questão crítica nas estratégias. Os resultados da sondagem indicam que, praticamente, todas as organizações irão adquirir portáteis ao longo dos próximos anos, sendo que praticamente mais de metade destas aquisições terão como objectivo a substituição dos PC's de secretária e o incremento da base instalada de computadores. Para além da simples substituição do PC de secretária, a principal função do PC portátil é proporcionar mobilidade aos seus utilizadores.

No que toca a conectividade, a norma 3G é considerada por quase dois terços das organizações como suficiente para as necessidades presentes e futuras de mobilidade. Aliás, 71 por cento dos inquiridos consideram interessante a conectividade 3G integrada no portátil quando comparada com soluções baseadas em PCMIA ou USB.

Segundo Luís Ló, director geral da Dell em Portugal, "a Dell está consciente do aumento crescente e da importância do factor mobilidade para o sucesso de uma organização. Foi com base nesta premissa que consideramos estratégico avaliar o impacto da mobilidade em Portugal. Com os resultados deste estudo, pretendemos não só uma melhor compreensão do nosso mercado, mas igualmente desenvolver soluções à medida para os nossos clientes, ajudando-os a resolver desafios comerciais complexos em ambientes competitivos e tirar proveito das melhores tecnologias e soluções para minimizar o risco num ambiente comercial crítico".

Foi neste sentido que foram concebidos os novos portáteis Latitude, destinados ao mercado empresarial, apresentados também esta manhã. Uma gama onde se destaca um Tablet PC cujo lançamento no mercado está previsto para o próximo Outono.

Leia o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismarket.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos