Cientistas da Xerox desenvolvem escrita fluorescente para combater a contrafacção
Os cientistas da Xerox desenvolveram uma nova tecnologia que permite adicionar o mesmo nível de segurança existente nas notas Euro (faixa fluorescente) a qualquer documento, desde um cheque a um certificado de nascimento, utilizando as impressoras habituais dos centros de impressão comercial.
Este método inovador de impressão utiliza uma combinação especial de toners, a “tinta seca” utilizada nas impressoras xerográficas, que cria uma impressão segura. As impressões de um equipamento a quatro cores expõem selectivamente as propriedades fluorescentes que se encontram no papel branco, o que possibilita a integração da impressão personalizada, escondendo marcas de segurança ou códigos, que são apenas visíveis quando expostos a luz ultra-violeta.
A nova tecnologia patenteada pertence a um portfólio de tecnologias que a Xerox tem vindo a desenvolver no sentido de conferir segurança aos documentos, baseada na capacidade de uma impressora digital imprimir todos os elementos da página – linhas, texto, imagens – de um modo único, para quem recebe.
A impressão fluorescente é uma das tecnologias de imagem que os cientistas da Xerox desenvolveram para facilitar a detecção de um documento suspeito e verificar a autenticidade de cheques, certificados ou outros materais impressos. A nova tecnologia faz parte do software Xerox FreeFlow Variable Information Suite 5.0, que permite à Xerox reforçar o seu portfólio para grandes empresas e centros de impressão comercial, tais como bancos e companhias de seguros, que produzem documentos personalizados.