Mais de um quarto dos portugueses possuem consola de jogos em casa, segundo os números do estudo Consumidor 2006 da Marktest. Em 2006, o Consumidor contabilizou 2.240 mil indivíduos que residem em lares onde existe consola de jogos, um número que representa 26,9 por cento do universo composto pelos residentes no continente com 15 e mais anos.
A posse deste equipamento registou um incremento importante em 2005, mantendo-se em 2006 em mais de um quarto dos lares nacionais.
Na análise de penetração deste equipamento, é a idade a variável que revela maior diferenciação. Entre os jovens dos 15 aos 17 anos, a maioria, 57,2 por cento, possui consola de jogos em casa. Pelo contrário, entre os idosos com mais de 64 anos, a taxa de posse do equipamento não ultrapassa os 4,7 por cento. A classe social e a ocupação dos indivíduos também revelam comportamentos diferenciadores. Entre os indivíduos da classe alta e média alta, 36,6 por cento possui consola em casa, contrariamente aos 11,5 por cento da classe baixa. Junto dos estudantes, o equipamento tem uma taxa de penetração de 47,5 por cento, em contraste com os dez por cento observados junto dos reformados e pensionistas. Por região, há menores diferenças, embora sejam os residentes no Grande Porto os que mais afirmam possuir consola de jogos em casa, (33,9%). Na Grande Lisboa e no Litoral Centro, o equipamento também apresenta maior penetração do que na média (32 e 29,4 por cento respectivamente).