A LG Electronics apresentou um contra-processo contra Hitachi America Ltd., Hitachi Ltd. e Fujitsu Hitachi Plasma Display Ltd, procurando uma injunção contra a utilização abusiva das patentes referentes à tecnologia PDP da LG e subsequente compensação monetária.
A queixa da LG refere-se a quatro patentes relacionadas com métodos de produção dos painéis plasma e três patentes referentes aos equipamentos e estrutura celular dos painéis plasma.
“A propriedade intelectual é um dos activos fulcrais da LG, o qual protegemos sempre de forma intransigente”, afirma Jeong Hwan Lee, vice-presidente executivo e director geral do Centro de Propriedade Intelectual da LG Electronics. “As empresas japonesas estão a apresentar cada vez mais processos judiciais, na medida em que a concorrência no mercado global de ecrãs aumentou de forma dramática. Iremos lidar proactivamente com esta situação com base nas nossas patentes e tecnologias em processo de desenvolvimento.”
A LG e a Hitachi estão a tentar chegar a um acordo no que concerne as patentes relacionadas com a tecnologia PDP, desde 2005. Já em Abril, a Hitachi apresentou um processo contra a LG no Tribunal Distrital do Texas (EUA) por infracção de patentes em tecnologias similares, reivindicando serem tecnologias sua propriedade. Nesse sentido, a LG apresentou hoje um contra-processo face a esta reivindicação. Este caso é o resultado de uma divergência de opinião sobre a natureza da propriedade das tecnologias PDP de cada uma das empresas.
A LG tem desenvolvido de forma activa tecnologias PDP desde 1990. A LG detém aproximadamente 2.300 patentes internacionais, incluindo métodos de desenvolvimento de plasmas, equipamentos e estrutura celular dos painéis plasma. A empresa requereu também cerca de seis mil patentes para tecnologias PDP no contexto nacional e internacional.