Mais de dois mil participantes são esperados na primeira edição do Campus Party Portugal, promovida pela IMPRESA Digital, entre 25 e 29 de Julho, na ExpoSalão – Centro de Congressos, na Batalha.
O Campus Party Portugal é um encontro de entusiastas que partilham o gosto por tudo o que respeite a computadores e sociedade de informação, com uma cultura e ambiente próprios, baseado numa rede local de elevada performance e conectividade web na ordem dos 2,5Gbps, cuja montagem usa cerca de 100 quilómetros de cabos para comunicações em rede e mais de dois quilómetros de fibra óptica.
Trata-se de um evento único em Portugal, de carácter generalista e pedagógico, que à semelhança de outros que se realizam em toda a Europa reúne as diversas plataformas e comunidades existentes no meio informático, em actividades e competições relacionadas com o que mais de recente se faz nas artes digitais do som e da imagem, na segurança de redes e sistemas (Linux e Windows) e ainda nos vários tipos de jogos digitais.
Com esta iniciativa, os promotores esperam contribuir para o desenvolvimento da sociedade da informação, especialmente entre os jovens, favorecendo a integração de um número cada vez maior de cidadãos na sociedade do conhecimento.
Entre as actividades previstas estão as múltiplas competições especiais, individuais ou por clãs (equipas de cinco a dez pessoas) e competições de Jogos, Multimédia, Linux, Segurança, Mobilidade e Telecomunicações. Um programa complementar de apresentações, palestras e debates em ambiente informal (o SHARE IT) facilita a troca de experiências e um amplo espaço de debate. Um evento musical interactivo (Live Act) integra ainda o programa.
A organização do evento representa um investimento superior a meio milhão de euros e conta com o patrocínio da Cisco e Eurotux (parceiros tecnológicos), AEIOU (portal oficial), Expresso, Blitz e SIC Radical (media partners) e Câmara Municipal da Batalha (apoio institucional).
Para participar os interessados devem pagar uma taxa de inscrição e levar consigo um saco cama e um computador pessoal. Os menores de 13 anos devem ser acompanhados por um adulto inscrito e os menores entre os 13 e os 16 anos devem ser portadores de uma autorização especial dos encarregados de educação.