Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Ricoh aposta na diferenciação com a impressora Pro™ C7200X
2018-04-17

A Ricoh acaba de estrear a nova impressora digital da Ricoh Pro™ C7200X Graphic Arts, desenhada para ajudar os profissionais da impressão a evidenciarem o seu negócio e a diferenciarem-se de forma sustentável. Este lançamento, inserido num evento dedicado à impressão comercial e industrial da Ricoh, dá o pontapé de saída para um roadshow que arranca hoje em Lisboa, e partirá de seguida para Espanha.

A família Pro C7200 já se encontra à venda e apresenta uma série de modelos diferentes, criados de forma a combinar com as duas velocidades existentes (95 e 85 ppm), com as configurações de 4 e 5 cores. A esta impressora acrescenta-se ainda a possibilidade de usar as 4 cores e adicionar posteriormente a quinta, bem como a de produção automática de folhas duplas de largura até 700 mm e 260 g/m2. Todos os modelos apresentados foram desenhados e desenvolvidos para aplicações de artes gráficas ou para departamentos internos de reprografia de alta exigência.

Entre as melhorias introduzidas, destaca-se a possibilidade de imprimir a branco numa escala de quatro cores numa só passagem, graças à possibilidade de intercalar a primeira e quinta unidades de cor, de forma a introduzir o tinteiro adicional ao início ou no fim da composição da imagem, ou seja, como fundo ou como capa superior.

Esta quinta unidade de cor conta com um novo tinteiro disponível: o vermelho invisível, observado apenas através de luz UV – ideal para diversas aplicações básicas de segurança. Continuam a estar disponíveis as cores Branco, Transparente, Amarelo Fluorescente e Rosa Fluorescente, também visíveis através da luz UV. Com inversão manual, o banner pode chegar aos 1,260 mm, algo até hoje impossível de alcançar. Em todos os casos e gramagens, a velocidade de produção mantém-se estável.

Outra funcionalidade da nova Ricoh Pro C7200X é o sistema de registo perfeito, um mecanismo de revólver que atua como registo mecânico folha a folha, incluindo em formatos mais extensos. De forma opcional, podem introduzir-se marcas OMR mais além da zona da imagem, de forma a permitir ao sistema dinâmico realizar um ajuste praticamente perfeito que se vai verificando folha a folha.

A qualidade de imagem é bastante inovadora graças não só à resolução de 2400 x 4800 dpi, como ao tinteiro de 5 micras – o tamanho de grão mais pequeno permitido pelas regulações ao nível da impressão.

A estabilidade cromática tem vindo a aperfeiçoar-se graças ao sistema de auto calibração, no entanto, o diferencial na obtenção dos melhores tons sobre os suportes mais complexos deve-se em grande medida ao sistema AC Transfer, de transferência de imagem por corrente alternativa, em vez da habitual corrente contínua.

Os novos modelos podem integrar também sistemas potentes de alimentação e acabamentos de primeira linha, como o alimentador de grande formato BDT Banner Sheet LCT ou o aspirador de grande formato Plockmatic, ambos destinados a trabalhos onde o uso do banner se prevê intensivo; um outro upgrade desta série é a encadernadora GBC eWire Binder em linha. A impressora apresenta um ecrã de 17’’, que facilita a gestão do operador.

Por outro lado, pode usar-se com diferentes servidores de impressão Fiery de EFI ou com servidores GWNX e TotalFlow Print Server R62A da Ricoh. Este é um servidor de impressão de alto rendimento que oferece uma completa integração com diferentes sistemas de fluxo de trabalho.

“A nova Ricoh Pro C7200X reúne um conjunto de benefícios fantásticos”, afirma Andreu López, Commercial & Industrial Printing Director de Ricoh Portugal e Espanha. “Esta máquina cumpre os requisitos exigidos pelo mercado relativamente a uma maior complexidade de trabalhos, bem como prazos de entrega mais curtos e impressões diferenciadas. As melhorias introduzidas aumentam a qualidade, produtividade e a facilidade de uso de forma a produzir impressões mais atrativas de maneira simples e fluída. Estou convencido de que as impressoras orientadas para o futuro, que apostam na criatividade e na tecnologia, tornarão os clientes mais leais e satisfeitos”.

Durante o evento da Ricoh foi assinado um acordo de colaboração com a Apigraf – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel –, de forma a aumentar o negócio Comercial e de Impressão em Portugal. Além disso, a Ricoh anunciou também a aliança com a Aleyant, empresa líder no desenvolvimento de software para a indústria das Artes Gráficas. Em virtude deste acordo, a Ricoh é agora distribuidora do software Pressero – software de trabalho online – da empresa Aleyant.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos