Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Sony revela estratégia europeia para o Blu-ray
2007-04-20

Esta Primavera vai ser estratégica para a Sony Europe uma vez que vai coincidir com o lançamento do primeiro leitor de Blu-ray da empresa no continente.

De acordo com Akira Shimazu, director geral sénior do departamento de Estratégia para o Blu-ray da Sony, este formato é de primordial importância para a organização no sentido em que esta caminha para uma era da alta definição. “A Sony está a liderar o movimento para o mundo da alta definição em diferentes perspectivas, incluindo a tecnologia e equipamento de emissão, a criação de conteúdos HD e os produtos de consumo. O disco Blu-ray é uma das forças catalizadoras mais importantes para a era da alta definição. A sua capacidade de armazenamento é a melhor solução para a gravação de emissões e conteúdos pessoais HD. A elevada taxa de transferência do BD-ROM oferece a proposta de media mais atractiva para filmes e vídeos em HD assim como jogos de elevado nível de desempenho”.

A Sony iniciou os seus trabalhos sobre o Blu-ray em 1996, antes do lançamento do DVD, e tem vindo continuamente a procurar expandir o apoio a este formato e a colaborar com outras empresas, como a Philips e a Panasonic. Como explica Akira Shimazu, a Blu-ray Disc Association (BDA) é actualmente apoiada por 170 companhias, incluindo os líderes de vários sectores da indústria de electrónica de consumo, das tecnologias da informação e da criação de conteúdos. “A BDA é um fórum aberto à participação de qualquer empresa que esteja interessada em desenvolver e promover o formato Blu-ray. O factor chave é que os líderes das várias indústrias apoiem o formato, o que o tornará num standard efectivo”.

Para Akira Shimazu, o disco Blu-ray pode de facto revolucionar o entretenimento doméstico. “A qualidade do cinema em casa é, para mim, mais atractiva com imagens full HD e som multicanal linear PCM, o que se torna possível com discos de 50 gigabytes de capacidade e altas taxas de transferência de dados. Para os consumidores, o investimento financeiro na compra de um ecrã plano full HD representa um grande compromisso e acredito que o disco Blu-ray pode explorar todos os benefícios da televisão full HD, tornando a casa numa verdadeira sala de cinema”.

No desenvolvimento do seu primeiro leitor de Blu-ray, a Sony teve, então, por objectivo níveis de desempenho elevados em termos de imagens em movimento e de qualidade de áudio. “A primeira geração de leitores vai instaurar os standards dos leitores de Blu-ray da Sony, não comprometendo a qualidade visual e a de áudio. O leitor vai proporcionar uma experiência cinematográfica completa em casa, com output progressivo de 24 frame. O seu design único diferencia o produto visualmente, dando aos consumidores a satisfação real de possuírem um verdadeiro produto de primeira geração”.

O leitor de Blu-ray da Sony terá assim, na opinião deste responsável, de construir um sistema de cinema em casa juntamente com os televisores Bravia, o computador VAIO irá relacionar-se com outras aplicações de conteúdos pessoas juntamente com as camcorders HD e a PlayStation 3 irá impor a qualidade de alta definição nos videojogos.

Akira Shimazu acredita que serão os conteúdos full HD, apoiados pela maioria dos estúdios de Hollywood, que serão determinantes no sucesso da implantação do Blu-ray na Europa. “No caso do Japão, foram as emissões em alta definição que lideraram o mercado HD, mas, na Europa, a ‘killer application’ terão de ser diferentes categorias. Cada categoria de produto têm a sua aplicação crítica na utilização do Blu-ray”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos