Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Kaspersky detecta primeiro vírus para iPod
2007-04-17

A iPortalMais, representante em Portugal dos produtos da Kaspersky Lab, comunica a detecção do primeiro vírus capaz de infectar iPod’s. O malware, que recebeu o nome de Podloso, não representa grandes riscos para utilizadores padrão, já que ameaça apenas os dispositivos nos quais foram instaladas versões Linux, prática comum entre utilizadores que querem ampliar as funções do seu iPod.

Depois de executado, o vírus é armazenado no iPod do utilizador, instalando-se nas suas pastas. O início automático do Podloso, porém, é impossível, tendo que ser obrigatoriamente executado pelo utilizador. Uma vez executado, o programa nocivo percorre o disco rígido do iPod e contamina os ficheiros com extensão “.elf”. Ao tentar aceder a estes ficheiros, o malware apresenta a frase "Você está infectado pelo Oslo, o primeiro vírus para iPods com Linux” (You are infected with Oslo, the first iPodLinux Vírus”.

O vírus Podloso pertence à categoria de programas denominada de "vírus conceptuais". Estes programas são criados com o objectivo de provar que determinada plataforma pode ser infectada, mas não tem potencial destrutivo. Além disso, o Podloso não é capaz de reproduzir-se. Para infectar o iPod, é necessário que o utilizador armazene o vírus na memória do player. Desta maneira, o primeiro vírus para iPod não representa um perigo real para os utilizadores, mas prova que é possível infectar estes dispositivos no futuro.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos