Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Aldi entra no segmento do e-book
2016-10-14

Os utilizadores da plataforma Aldi Life vão ter acesso, a partir de 20 de outubro, a cerca de um milhão de e-books, com conteúdo grátis e pago disponível.

O download será feito principalmente através da nova aplicação Aldi Life Ebooks. Contudo, o Aldi também vai apresentar um tablet com a função de e-reader nas lojas alemãs com o lançamento daquela oferta.

Criado pela Medion, o dispositivo será vendido por 129 euros. Os compradores terão direito a um crédito de 10 euros para downloads de e-books, bem como a uma versão de avaliação gratuita de 60 dias do serviço de streaming Aldi Life, lançado na Alemanha em setembro de 2015, em parceria com a Napster.

A história não tem sido favorável para as iniciativas dos retalhistas de base alimentar no entretenimento digital, refere o Planet Retail. A Tesco e a Sainsbury abandonaram tais esquemas nos últimos anos, enquanto a Walmart e a Target têm visto um retorno baixo.

Mas, enquanto o Grupo Schwarz, dono do Lidl, o maior rival do Aldi, tem vindo a trabalhar na sua oferta digital, com várias iniciativas de e-commerce de pleno direito já instaladas e em funcionamento, o Aldi parece decidido a seguir uma rota diferente.

No entanto, esta estratégia parece um tanto desconcertante quanto ao que pode ser o objetivo final do retalhista alemão. "Como uma ferramenta de marketing, a plataforma Aldi Life talvez pudesse ser utilizada como um meio de unificar a sua presença nas redes sociais em torno de um centro de entretenimento central. Mas nem ler nem ouvir música são atividades naturalmente sociais, por isso, é difícil ver onde o Aldi ganha", diz o Planet Retail.

Tendo em conta os caprichos do mercado livreiro alemão, onde os preços dos digitais devem coincidir com os equivalentes impressos. não é fácil associar esta oferta coincide com a imagem de “campeão do desconto” cultivada pelo Aldi. Além disso, já existem vários concorrentes estabelecidos no mercado, como a Amazon, que são uma aposta muito mais óbvia para quem procura entretenimento digital do que um retalhista com variedade limitada.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos