A Pioneer reuniu hoje, dia 31 de Março, os seus clientes de car audio e a imprensa para apresentar a nova gama de 2007. O evento teve lugar no Autódromo do Estoril, aproveitando a realização do Vodafone CUP by SEAT, prova de que a Pioneer é patrocinadora. Alguns dos convidados tiveram inclusive a oportunidade de experimentar a emoção de se sentar no lugar do co-piloto dos automóveis em prova e de dar duas voltas à pista do Circuito do Estoril.
Entre as novidades da Pioneer, visíveis tanto ao nível da estética como do desempenho, encontram-se novos sistemas de navegação, novas unidades de sintonizadores para CD e novas colunas, subwoofers, amplificadores e acessórios. O grande destaque vai, no entanto, para o novo sistema de navegação AVIC-D3, uma peça fundamental no posicionamento da empresa como fornecedora de soluções de entretenimento global no automóvel. Como frisa Carlos Valente, director geral da empresa em Portugal, "a Pioneer não tem sistemas de navegação fixos. A Pioneer oferece soluções de entretenimento global no automóvel que também incluem a navegação".
Apresentado por Rui Alcaparra, que teve a sua última intervenção como gestor de produto ligado à área técnica, uma vez que assume novas responsabilidades na área comercial, o AVIC-D3 é uma unidade AV com navegação em DVD. "Trata-se de um produto audiovisual com navegação orientado para a integração no automóvel", descreve. Esta integração é visível na interacção do produto com os displays do veículo, pela variação das cores das teclas periféricas, numa gradação possível até às 32 mil cores, do fundo do ecrã e dos menus tácteis.
A conectividade é também o mote deste novo produto, assim como das restantes novidades da Pioneer. Por exemplo, o AVIC-D3 liga directamente ao iPod, sem custos adicionais. Como opção, está disponível ainda um módulo Bluetooth que permite fazer audio streaming.
Para além dos novos produtos de car audio, a Pioneer aproveitou ainda a presença dos seus clientes para fazer um balanço de 2006, um ano em que, segundo Carlos Valente, "se virou para dentro, fazendo uma profunda reestruturação do negócio". Entre as mundanças implementadas está a reestruturação da equipa de vendas, que a partir de 1 de Abril, é coordenada, a nível nacional, por João Dantas.
Paralelamente, a empresa desenvolveu um sistema de gestão dos procedimentos documentais, podendo assim dar uma resposta mais rápida e eficaz e melhorar a qualidade do seu serviço. "Dia a dia, os sistemas produtivos estão mais eficientes. A Pioneer, em conjunto com os seus clientes, pretende fazer uma melhor projecção das vendas para agilizar o processo de compra e satisfazer as necessidades dos clientes em tempo útil". Neste sentido, para além da melhoria do sistema de informação sobre os produtos e disponibilidade do stock, a empresa implementou, a nível europeu, um sistema de encomendas online, que possibilita o acesso à linha de produtos, às quantidades em stock e às previsões de entrega.
Outra das mundanças operadas foi a integração da área de produto no marketing. "É mais funcional poder prestar um serviço de publicidade e comunicação e, em paralelo, coordenar as acções no ponto de venda de uma forma integrada", explica Carlos Valente.
Veja todas as fotografias no Banco de Imagens