Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

A Samsung demonstra o “Poder da TV”
2015-12-03

A Samsung, em parceria com a Mindlab International, demonstra quão maior é a envolvência com os conteúdos numa TV SUHD (38%), em comparação com um ecrã Full HD.

O estudo neurofisiológico ‘Screen Sensation: The Ultra HD Effect’ examinou os efeitos fisiológicos dos utilizadores quando expostos a uma TV SUHD Samsung versus uma TV Full HD Samsung, demonstrando inequivocamente os avanços tecnológicos da gama de televisores SUHD da Samsung.

Por outro lado, as TVs Samsung com Ultra High Definition (SUHD - ultra alta definição) têm uma capacidade de reprodução de imagem com elevado detalhe , o que regista um nível de processamento visual mais elevado que, por sua vez, muito provavelmente importa , por exemplo quando se assiste a um jogo de futebol uma representação mais rica e com mais detalhe do que de facto se passa na imagem transmitida. Os participantes neste estudo, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, utilizaram elétrodos ligados ao escalpe e foram monitorizados através de eletroencefalografia (EEG), atividade electrodermal (EDA) e frequência cardíaca.

Os Participantes no estudo visualizaram uma série de conteúdos disponibilizados pelo serviço de streaming (transmissão ao vivo) Netflix, como também um importante jogo de futebol do campeonato Europeu, numa TV SUHD Samsung e HD Samsung (alta definição). Para garantir a imparcialidade, a marca dos equipamentos foi removida durante o estudo.

Os resultados mostraram de forma clara que uma TV SUHD Samsung proporciona uma experiência de visualização mais imersiva do que uma TV Full HD Samsung. Este sentimento deve-se à combinação entre uma maior “motivação de abordagem” (uma medida associada à atração sentida por algo), o “processamento visual” e o “poder beta” (uma medida associada com o pensamento ativo ou à concentração).

No fundo, o utilizador, perante as duas tecnologias Samsung em comparação, sente uma atracção mais forte pela tecnologia Samsung UHD, conseguindo ficar imerso nos pormenores graças ao detalhe mais rico e, sobretudo, concentrar-se mais em todos os acontecimentos no ecrã. Portanto, o utilizador, ao consumir conteúdos a partir duma TV SUHD Samsung, com o ganho de envolvência ganha, também, um relacionamento mais rico e positivo.

Os resultados vão igualmente agradar aos comentadores de futebol “de sofá”, na medida em que esta tecnologia, quando comprada com a tecnologia SUHD da Samsung, possibilita o acompanhamento em maior detalhe das jogadas mais importantes e dos lances mais polémicos. Os inquiridos revelaram níveis de processamento visual 62% superiores numa TV SUHD Samsung, o que significa que o cérebro consegue ter uma maior capacidade para processar a informação visual.

Durante o estudo, os participantes sentiram-se 25% mais “envolvidos no momento” enquanto assistiam a algo pela primeira vez numa TV SUHD Samsung. Revelaram, também, maior capacidade de reacção aos conteúdos no ecrã e maior concentração.

Parece-nos que os resultados deste estudo poderão indiciar que ver os desafios dos principais clubes da Liga Portugal numa TV SUHD Samsung trará mais emoção e envolvência aos adeptos que ver esses mesmos jogos numa TV Full HD Samsung.

“As TVs SUHD Samsung oferecem um impressionante salto qualitativo face às TVs Full UHD Samsung no que diz respeito à experiência de visualização, como comprovámos com o estudo que realizámos com a Samsung. É realmente incrível como os avanços tecnológicos conseguem criar respostas fisiológicas tão significativas, e que alteram a forma como experienciamos os conteúdos e o entretenimento,” referiu Dr. David Lewis, Neuropsicólogo e Chairman (presidente) da Mindlab International.

O relatório conclui que os participantes se sentiram significativamente mais atraídos (20%) por conteúdos exibidos em ecrãs SUHD Samsung vs ecrãs Full HD Samsung , resultando numa reação emocional positiva, ganhando o apreço dos utilizadores. Paralelamente, ao assistir a um conteúdo pela segunda e terceira vez, 29% opta pela tecnologia SUHD Samsung, o que parece reiterar o apreço dado pelo consumidor a esta tecnologia.

“Independentemente de se tratar dos mais distintos eventos desportivos a nível mundial, das séries de televisão mais antecipadas ou dos filmes que são verdadeiros sucessos de bilheteira, os consumidores procuram conteúdos com capacidade de visualização premium em ecrãs de grande dimensão e com imagens brilhantes e nítidas. A Samsung está na linha da frente no que diz respeito à evolução da tecnologia de TV, e oferece aos utilizadores uma excelente e espetacular experiência de visualização, no conforto das suas casas. Este estudo veio sublinhar o poder de assistir a conteúdos de elevada qualidade numa televisão com tecnologia avançada, como as TVs SUHD da Samsung,” revelou Michael Zoeller, vice-presidente e responsável europeu pela área de Visual Display na Samsung.

“A definição Ultra HD está a desafiar as expectativas no que toca à qualidade televisiva. A nossa própria programação está a refletir esse salto qualitativo em termos de imagem, profundidade, detalhe e cor. A realidade da TV está a ficar cada vez mais definida, o que está a transformar o entretenimento em algo imersivo e muito mais apelativo,” acrescentou Neil Hunt, Chief Product Officer da Netflix.

- As revolucionárias TVs curvas SUHD da Samsung oferecem uma óptima qualidade de imagem SUHD, bem como profundidade e detalhe. A inovadora tecnologia Nano Cristal consegue criar um nível de precisão, uma riqueza de cor e um brilho impressionantes, que dão vida às imagens planas e tornam toda a experiência de entretenimento envolvente e agradável.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos