Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

77% dos portugueses utilizam o tablet em todo o lado
2015-11-19

77% dos portugueses utilizam o tablet tanto em casa, como fora, segundo o mais recente estudo da Samsung com a NetSonda, intitulado “O Papel da Mobilidade no Trabalho”.

Esta análise determina como se encontra este segmento em Portugal, retirando conclusões sobre a carga horária de utilização dos tablets, o tipo de utilização e conteúdos consumidos pelos tablets, conclusões sobre os locais de utilização e o tipo de consumidores do mesmo e, ainda, quais as verdadeiras percentagens da utilização pessoal e profissional dos equipamentos. “Com os dados que recolhemos, conseguimos apresentar uma visão abrangente do mercado nacional de tablets, as funções mais utilizadas e a sua preponderância nas casas dos portugueses”, refere Inês Costa, Consumer and Market Insights Manager da Samsung Portugal. “Os dados alcançados mostram-nos que 59% dos inquiridos afirmam utilizar o tablet para fins pessoais, ao passo que 39% utilizam-no para fins pessoais e profissionais, reforçando, ainda mais, a utilização deste equipamento enquanto uma ferramenta que permite ao utilizador equilibrar a balança entre a vida pessoal e profissional”.

O estudo sublinha que os portugueses não vivem sem tablets. São portáteis e a sua tecnologia de ponta permite-lhes processar tarefas profissionais e, também, disponibilizar conteúdo multimédia com alta qualidade. Segundo o estudo, 64% dos inquiridos possuem um tablet e 70% destes são utilizadores intensos (Heavy Users). A utilização média está estabelecida entre 80 a 90 minutos por dia.

O futuro do local de trabalho será moldado pelas ferramentas utilizadas e estas estão a tornar-se cada vez mais móveis, inteligentes e interligadas. Novos ecrãs ligados mantêm os utilizadores constantemente conectados a serviços que utilizam a nuvem, o que significa que se está a tornar possível trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar, desde que exista uma ligação à rede.

O estudo confirma esta tendência, apontando para que a utilização em casa seja feita maioritariamente na sala de estar (84%) e, fora de casa, no local de trabalho/ escola/universidade (62%).

Para além disso, quando utilizado para fins profissionais, as principais funcionalidades do tablet para os portugueses são a leitura de e-mails (88%), a pesquisa online (80%) e a leitura de jornais e notícias (53%).

O horário prioritário de utilização do tablet é, para 65% dos inquiridos, depois de jantar, durante o serão. Este é também o período mais escolhido pelos utilizadores (48%) para utilizar o tablet, de forma preferencial, em detrimento de outros equipamentos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos