As vendas mundiais de PC’s alcançaram os 83,7 milhões de unidades no quarto trimestre de 2014, um crescimento de 1% face ao mesmo período do ano anterior, segundo os dados da Gartner.
Apesar do crescimento ser ligeiro, assinala uma constante recuperação do mercado após dois anos de queda nas vendas. Em 2014, as vendas mundiais de PC’s caíram 0,2%, para os 315,87 milhões de unidades.
Após se ter ressentido do forte impacto dos tablets em 2013 e na primeira metade de 2014, o mercado dos PC’s está a estabilizar gradualmente, com os consumidores a voltarem a interessar-se por estes produtos, sobretudo nos mercados mais maduros. Na região da Europa, Médio Oriente e África, a campanha de Natal foi particularmente positiva para os computadores pessoais, com as vendas a crescerem mais 2,8% nos últimos três meses do ano, alcançando os 26,5 milhões de unidades. O maior crescimento foi gerado pelos portáteis e ultrabooks, os modelos 2 em 1 e os de baixo custo, com preços entre os 200 e os 300 dólares.
De acordo com a Gartner, a Lenovo voltou a liderar as vendas no quarto trimestre, com uma quota de 19,4%. A HP conseguiu crescer 16,6% no último trimestre e cimentou a segunda posição, com uma quota de 18,8%. A Dell manteve a terceira posição, seguida da Acer e da ASUS.