Juntando-se às pequenas “full frame” com lentes amovíveis α7 e α7R, a α7S da Sony acrescenta uma grande sensibilidade, baixo ruído e qualidade de imagem 4K (QFHD: 3.840×2.160).
Igualmente adequada para fotografia e produção de filmes a custos controlados, a α7S proporciona possibilidades artísticas naquele que é, segundo a Sony, o mais pequeno corpo de entre todas as câmaras digitais “full frame” com lentes amovíveis do mundo.
A chave para a sensibilidade da α7S é um novo sensor de imagem CMOS Exmor full frame de 35 milímetros, especialmente desenvolvido para esta máquina. Com uma contagem de 12,2 megapixels efectivos, a dimensão de cada ponto foto-receptor individual é significativamente reforçada para aumentar a sua capacidade de captura de luz. Em conjunto com o motor de processamento BIONZ X da câmara, reduz-se o ruído da imagem, enquanto se aumenta a gama de sensibilidade efectiva da α7S para ISO 50 – ISO 409600 em modo ampliado (ISO 200 – 409600 para vídeo).
Graças à enorme sensibilidade da câmara, é possível captar fotografias e vídeos nítidos e de baixo ruído, usando velocidades do obturador mais rápidas. O seu alcance dinâmico também é ideal para cenas de grande contraste, uma vez que consegue gerir sem esforço brilhos acentuados e negros profundos, na mesma captura.
Com a leitura de dados a partir de cada pixel do sensor “full frame” de 35 milímetros (24p, 25p), as imagens 4K criadas pela α7S são pormenorizadas, com cores ricas e texturas realistas em cada fotograma. Potenciado pelo processador BIONZ X, o fluxo de dados de alta velocidade permite que a α7S possa oferecer vídeos com resolução 4K a partir do conector HDMI com uma amostra de cor de 4:2:2, para gravar para um dispositivo de armazenamento externo ou visualizar num ecrã compatível.
Graças à leitura “full pixel” (pixel total) da totalidade do sensor, existe uma ausência dos indesejáveis efeitos de “aliasing” (moiré) e imperfeições que traem o vídeo de baixa resolução. As imagens podem ser gravadas num cartão de memória em qualidade Full HD com o formato de gravação XAVC S à velocidade de dados de 50 megabytes por segundo
No modo de recorte APS-C, a α7S suporta a captação de alta velocidade de fotogramas a 120 fps (ou 100 fps) com resolução HD (1.280x 720 pixels). As gravações a 120 fps podem ser reproduzidas a 24p para um efeito de câmara lenta 5x.
Tal como comprovado na α7R, o sistema Fast Intelligent AF de alta velocidade e alta precisão tem sido aperfeiçoado para explorar a fundo o desempenho da nova câmara com baixa luminosidade (até EV-4). Outras funções conhecidas dos utilizadores da α7 incluem o visor OLED Tru-Finder XGA de elevado contraste, a conetividade Wi-Fi/NFC e a compatibilidade com a cada vez maior gama de aplicações PlayMemories Camera Apps.
Existe uma gama cada vez maior de lentes α para se tirar todo o partido do potencial criativo da câmara. Actualmente em desenvolvimento e absolutamente nova, uma lente E-mount full frame power zoom 28-13mm F4 apela aos realizadores mais exigentes. Adicionalmente, a Sony está a trabalhar em colaboração com terceiros para apoiar o fluxo de vídeo em 4K de qualidade profissional. Um novo kit adaptador XLR com um mecanismo de acoplagem directa também está a ser desenvolvido.
A nova câmara digital “full frame” α7S de lentes amovíveis da Sony estará disponível na Europa no Verão de 2014.