Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Epson dá novo alento à impressão em tinta com novo conceito de consumível
2014-03-20

Em vez de cartuchos, bolsas de plástico que permitem imprimir até 75 mil páginas. Este é o novo conceito de consumíveis apresentado pela Epson esta quarta-feira, dia 19 de Março, em Viena, que promete dar um novo alento à impressão em jacto de tinta.

RIPS (Replaceable Ink Pack System), assim se chama o novo conceito que pretende reduzir ao máximo as recargas de tinta. “Ao reduzirmos ao máximo as recargas, poupamos tempo e evitamos também o roubo de cartuchos. Uma empresa inglesa detectou que um dos seus colaboradores roubava os cartuchos no trabalho para os vender no eBay”, explica Rob Clark, director de marketing europeu da Epson. Além disso, os novos modelos de impressoras Epson podem incluir um cadeado no local onde as bolsas de tinta são armazenadas.

Para evitar que o sistema seja rapidamente copiado pelas marcas brancas de consumíveis, a Epson apenas venderá as novas impressoras com bolsa de tinta através de canais de distribuição autorizados. Desta forma, a empresa japonesa conseguirá controlar os cartuchos vendidos em função das impressoras de cada cliente. A Epson acredita ainda que esta tecnologia será um obstáculo à cópia. Foram investidos 125 milhões de euros na investigação e desenvolvimento deste novo sistema de consumíveis, que impede que os sedimentos de tinta se acumulem na parte inferior da bolsa.

De acordo com a IDC, as impressoras de tinta continuam a ter futuro e a consultora até perspectiva que tenham um crescimento mais rápido que o laser. Os paladinos da tinta asseguram que é uma tecnologia mais barata e mais eficiente em termos energéticos. Não obstante, são cada vez menos os fabricantes a apostar na tinta. Após a retirada da Lexmark deste mercado, restam três grandes “players”: a líder HP, a Epson e a Canon.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos