Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Facebook compra WhatsApp por 11,65 mil milhões de euros
2014-02-21

O Facebook o WhatsApp por, 11,65 mil milhões de euros, naquela que é a aquisição mais importante da rede social.

O negócio prevê um pagamento de 2,9 mil milhões de euros em numerário, sendo os restantes 8,75 mil milhões de euros pagos em ações do Facebook. Além disso, está contemplado o pagamento adicional, no valor de 2,18 mil milhões de euros, em acções aos fundadores e funcionários da aplicação móvel de mensagens instantâneas, durante quatro anos após a concretização da operação.

"O WhatsApp está a um passo de ligar mil milhões de pessoas. Os serviços que atingem estes níveis têm um valor incalculável", disse Mark Zuckerberg, presidente e fundador do Facebook, a propósito da transacção. O serviço conta com mais de 450 milhões de utilizadores mensais, dos quais 70% são utilizadores activos frequentes. Um milhão de pessoas abre conta no WhatsApp diariamente, com o volume de mensagens enviadas a aproximar-se do volume total de SMS dos operadores móveis mundiais.

Este negócio acontece poucos dias depois do operador de comércio electrónico japonês Rakuten, que também detém o Play.com, comprar o serviço de mensagens concorrente, o Viber, por 655 milhões de euros, numa estratégia para entrar em novos mercados com múltiplas ofertas de conteúdos digitais. Segundo Hiroshi Mikitani, presidente e CEO da Rakuten, o Viber tem um tremendo potencial como plataforma de “gaming”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos