Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sony vende divisão Vaio e separa negócio de TV
2014-02-10

Coincidindo com a apresentação dos seus resultados, a Sony anunciou um conjunto de medidas para recuperar a sua rentabilidade, entre as quais se destaca a venda do negócio de computadores Vaio ao fundo de investimento Japan Industrial Partners.

A multinacional japonesa, que reportou prejuízos no valor de 802 milhões de euros, irá concentrar-se no mercado de televisores de gama alta, negócio que vai entregar a uma nova filial independente do grupo. Como consequência de todo este processo, serão eliminados cerca de cinco mil postos de trabalho, 1.500 no Japão e três mil no resto do mundo.

A retirada da Sony do mercado de PC’s era algo que se especulava nas últimas semanas, tendo sido, inclusivamente, aludida uma possível joint-venture com a Lenovo, prontamente desmentida pela empresa japonesa. Em contrapartida, a Sony assinou um memorando de entendimento com o Japan Industrial Partners, trespassando toda a sua actividade neste sector para uma nova empresa de que deterá 5%. A transacção materializa-se a partir da Primavera, com a nova empresa a assumir todas as operações do negócio associado aos PC’s, incluindo planeamento, design, desenvolvimento, fabrico e vendas.

A nova empresa ficará localizada nas actuais instalações deste negócio, em Nagano Technology, e assumirá entre 250 a 300 trabalhadores deste centro de produção. A Sony será o seu principal cliente.

De acordo com multinacional nipónica, a decisão de vender o negócio de PC’s surge após uma análise a diferentes factores, incluindo as mudanças verificadas na indústria informática. A Sony opta por delimitar os seus esforços aos smartphones e tablets.

Além disso, o plano de reestruturação incide ainda na área de televisão. Negócio que será assumido por uma subsidiária Sony mas independente da estrutura actual do grupo. A empresa prevê que esta estrutura possa apresentar lucros no exercício fiscal de 2014-2015.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos