Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Google vende negócio de smartphones Motorola à Lenovo
2014-02-06

A fabricante chinesa Lenovo chegou a acordo com o Google para a compra do negócio de smartphones da Motorola Mobility, por 2.140 milhões de euros.

Neste negócio, o Google mantém a propriedade da maioria das patentes da unidade que comprou, em 2011, à Motorola por 9.191 milhões de euros.

A Lenovo irá pagar 1.037 milhões de euros em numerário e acções. O restante valor será pago em três anos. Com esta aquisição, a empresa chinesa, que também comprou muito recentemente o negócio de servidores de gama baixa da IBM, reforça significativamente a sua posição no negócio de smartphones, nomeadamente nos mercados americano e europeu, complementando o seu rápido crescimento nos países emergentes.

Esta transacção configura a quarta maior aquisição por uma empresa chinesa de um activo norte-americano. A compra da Motorola permite à empresa chinesa emergir como um concorrente viável à Samsung e à Apple no mercado global de smartphones. Não obstante, quota de mercado da Lenovo, após a aquisição, ficará acima dos 6%, o que ainda dista dos 28,8% da Samsung e dos 17,9% da Apple.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos