O número de smartphones vendidos ultrapassou, pela primeira vez, os mil milhões de unidades, em 2013, de acordo com os dados da IDC. A venda destes dispositivos já representou 55,1% da venda de telemóveis, no ano passado, com a Samsung a liderar com 33,1%, seguindo-se a Apple com 15,3%.
Em 2010, o mercado dos smartphones era liderado pela Nokia, a Research In Motion, actualmente BlackBerry, a Apple e Samsung. Neste período, a Nokia foi adquirida pela Microsoft e a RIM abandonou o seu nome para investir na marca BlackBerry.
Segundo os dados da IDC, a Samsung ganhou terreno neste mercado, principalmente nos anos de 2012 e 2013, assegurando, assim, a liderança destacada. No quarto trimestre, vendeu 86 milhões de unidades, tendo ampliado a vantagem face à Apple. Entre Outubro e Dezembro, a fabricante sul-coreana arrecadou 28,8% do mercado mundial de smartphones, à frente dos 17,9% da Apple. A Nokia tem vindo a perder terreno desde 2010 e a HTC, que surgia no ranking há três anos, deixou de figurar na lista. Em contrapartida, a LG, a Huawei e a Lenovo ganharam quota de mercado. As duas empresas chinesas, Huawei e Lenovo, foram impulsionadas pelos dispositivos de baixo custo. A Huawei, com 5,8%, vendeu 16,6 milhões de smartphones no último trimestre de 2013 e a Lenovo, com 4,9%, vendeu 13,6 milhões de unidades. Por sua vez, a LG, aumentou a sua participação para 4,6%, completando o top 5.
Os dados da IDC mostram que o segmento mais baixo é o que está a gerar volume. Em países como a China e a Índia, os smartphones abaixo dos 110 euros representam a maioria das encomendas.