De acordo com a consultora Futuresource Consulting, o mercado dos denominados “wearable electronic products”, isto é, dispositivos electrónicos para vestir ou usar como acessório, incluindo relógios e óculos inteligentes, monitores de actividades desportivas e de ritmo cardíaco, entre outros, irá facturar oito mil milhões de dólares este ano.
Os equipamentos relacionados com a monitorização das actividades desportivas verão a sua facturação aumentar 97% mas os relógios inteligentes, incluindo “smartwatches e relógios com ligação Wi-Fi, protagonizarão o crescimento mais significativo, com 900 mil unidades vendidas.
A consultora espera ainda que o segmento dos óculos inteligentes despegue em 2014, apesar de ainda não existirem modelos para venda. No próximo ano, inicia-se a comercialização dos Google Glass e a Futuresourcing Consulting antecipa vendas a tocar o milhão de unidades para este “gadget”. Em 2017, o valor deverá elevar-se até os sete milhões de unidades. Ano em que o mercado da electrónica “para vestir” alcançará os 20 mil milhões de dólares de facturação.