No terceiro trimestre do ano, as vendas de tablets aumentaram 87,7% e as de smartphones 26,4%, segundo os dados da IDC. Em contrapartida, as vendas de PC’s continuam a baixar e queda foi de 18,9%.
A consultora explica que os PC’s estão a ser directamente afectados por uma mudança nas tendências de formato e uma alteração nos orçamentos dos consumidores. Os novos Ultra Slims e Convertibles geraram interesse tanto no segmento de consumo como no empresarial, mas os preços elevados e uma atitude de expectativa por parte dos clientes impediu um crescimento mais notório.
Segundo a IDC, os Smart Connected Devices continuam a representar o crescimento mais rápido na indústria de tecnologias de informação e os tablets e os smartphones representam já a maior fatia o mercado de electrónica de consumo. Este ano, é esperado um volume de 3,4 milhões de unidades e receitas de 1,3 mil milhões.
A Samsung lidera o total do mercado dos “smart connected devices”. Por segmento, a Asus lidera o dos PC’s, a Acer o dos tablets e a Samsung o dos smartphones.