Os fabricantes de ecrãs estão a aumentar a produção de painéis a partir das 58 polegadas, revela um estudo da NPD DisplaySearch. Estes ecrãs, que este ano representavam 3% do total de TFT’s e LCD’s produzidos, irão aumentar paras 5% em 2014, face às melhorias no seu processo de produção, ao aumento da capacidade de produção e aos preços mais baixos.
Peter Su, consultor na NPD DisplaySearch, explica que os fabricantes estão a concentrar-se no fabrico de maiores ecrãs para contrariar o problema de excesso de stock, aumentando a procura. A migração para dimensões superiores é a única forma de resolver esta questão e evitar uma guerra de preços nos tamanhos existentes.
A Innolux está a produzir ecrãs de TV de 58 polegadas mas está a deparar-se com a concorrência dos monitores de 60 polegadas da Sharp e da Samsung. O interesse por ecrãs de 65 polegadas aumentou após a Turquia anunciar a utilização desta dimensão de ecrã num projecto educativo governamental. Além disso, alguns fabricantes estão a tentar diferenciar-se com a aposta no sector das 70 polegadas e superior, ecrãs que são maioritariamente produzidos a pedido dos clientes. Para já, a Samsung Display e a Sharp são as únicas empresas a produzir ecrãs de 70 polegadas para televisores de alta qualidade.