As vendas de PC’s na Europa Ocidental totalizaram 11,9 milhões de unidades no terceiro trimestre, o que representa uma descida de 12,8% face ao mesmo período de 2012, de acordo com os dados da Gartner.
Esta descida deu-se antes do esperado, segundo explica Meike Escherich, consultor responsável por este estudo. “A transição dos computadores para os tablets tem continuado a reduzir as vendas de PC’s. Além disso, a transição para processadores Haswell e Bay Trail e os preparativos para o lançamento do Windows 8.1 e os novos produtos associados fizeram com que os retalhistas e marcas tenham sido muito cuidadosos com a gestão do inventaram e centram-se na limpeza do stock”.
Todos os segmentos de PC’s reduziram-se no terceiro trimestre. As vendas de computadores portáteis e desktops caíram 14,5% e 9,8%, respectivamente. No segmento profissional as vendas encolheram 8,3% enquanto no segmento de consumo a perda foi ainda maior, de 17,1%.
A HP continua a liderar entre os fornecedores, com resultados interanuais estagnados. A Lenovo subiu à segunda posição, com um crescimento de dois dígitos impulsionado pelas fortes de vendas de portáteis no segmento de consumo e para PME’s, em detrimento da Acer e Samsung. De facto, a Lenovo e a Dell foram os únicos do Top 5 a crescer no terceiro trimestre.
A Apple entrou para este grupo de cinco, empurrando para fora a ASUS, que sofreu uma perda de 35% nas vendas e de dois pontos em quota de mercado.